11/04/2012 - 21:00
Investimento
Em sua viagem aos Estados Unidos, Dilma Rousseff terá três encontros com grandes empresários americanos em Washington, na segunda-feira 9. Nesses encontros, ela dará o mesmo recado transmitido na quarta-feira 21 de março, em Brasília, aos empresários brasileiros. A presidenta vai pedir aos pesos-pesados americanos que invistam no Brasil. Na lista dos encontros estão nomes como os dos CEOs da Ford, Alan Mulally, da Cargill, Greg Page, e do Citibank, Vikram Pandit. Dilma vai ficar somente dois dias no país, mas quer retribuir a visita que Barack Obama fez ao Brasil, no ano passado.
Hotel
Puxadinho
São fortes os rumores de que o Hotel Fasano, em São Paulo, irá fechar o restaurante Nonno Ruggero, no segundo semestre, para construir mais quatro apartamentos no lugar. O local era frequentado por políticos que não gostam muito de badalação. Vão chiar.
Imprensa
Licitação
Promete ser polêmica a disputa pela conta da assessoria de imprensa do Ministério da Justiça. a primeira licitação nessa área do governo Dilma. A maior nota técnica foi obtida pela agência espanhola Lhorente & Cuenca, em parceria com a Santa Fé. A diferença foi de mais de mil pontos em relação às nacionais. As grandes agências de comunicação do País devem recorrer. Essa mesma licitação já tinha sido cancelada há seis meses.
Tributos
Copo na mesa
A ameaça do setor de bebidas (cervejas e refrigerantes) de suspender os investimentos de R$ 7,9 bilhões para este ano, em resposta ao aumento da tributação, mexeu com o governo. O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, já recebeu o setor e ouviu queixas. Nesta semana, representantes das empresas serão recebidos para discutir a questão. Os fabricantes estão indignados com o aumento.
Brasília
Estremeceu
Enquanto a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, trabalha muito, seu marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, dá muito trabalho. A ponto de a relação entre eles não estar lá às mil maravilhas. Muito ao contrário.
Internet
Quanto vale o Buscapé?
O Buscapé, site líder na comparação de preços de produtos na internet brasileira, se prepara para abrir capital no próximo ano. sua diretoria avalia no momento qual é a bolsa mais indicada para o IPO, Bovespa ou Nasdaq. A previsão do fundador Romero Rodrigues e cia é de que o valor de mercado chegue a US$ 4 bilhões, o Mesmo do argentino Mercado Livre. Se esse se confirmar, será um crescimento expressivo, já que a empresa foi vendida ao conglomerado de mídia sul-africano NASPERS por pouco menos de US$ 400 milhões, há cerca de três anos.
Segurança
De fora
A americana Boeing e a francesa Dassault estão entre os 150 expositores da LAAD Security 2012, a feira internacional de segurança pública que acontece entre os dias 10 e 12 de abril, no Rio de Janeiro. O evento vai recolocar em pauta a modernização da Força Aérea Brasileira. A sueca Saab, fabricante do Gripen, que chegou a ser o modelo de caça mais bem-visto pela FAB, não estará no evento.
Evento
Economist no Brasil
A revista Economist escolheu o Rio de Janeiro para sediar um debate internacional, no dia 10 de maio, sobre o futuro da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo. É a Primeira vez que a Economist traz a série Ideas Economy para a América Latina. Entre os palestrantes estão o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o ministro da ciência e tecnologia, Marco Antonio Raupp, e o presidente da Azul, David Neeleman.
Governo
Neve no planalto
Gilberto Carvalho anda para lá de isolado no Palácio do Planalto. Dilma Rousseff está dando um gelo nele e, recentemente, deu-lhe uma dura na frente do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Biografia
Virado para lua
Neste ano, o empresário Alexandre Accioly, 49 anos e mais de 20 empresas, vai lançar a sua biografia. O autor será o jornalista Nirlando Beirão. Pelo relato das primeiras conversas, o livro tem tudo para emplacar. É a história de quem atirou no que viu e acertou no que não viu.
Turismo
Cinco-estrelas
O empresário Guilherme Paulus acaba de fechar por R$ 20 milhões a compra de uma área de 550 mil metros quadrados, em uma praia de Alagoas, para construir seu 13º hotel. Esse será o maior deles, um resort cinco-estrelas, com cerca de 700 apartamentos. Alagoas é o terceiro destino mais procurado para turismo no Brasil. O objetivo é que o hotel fique pronto até a Copa de 2014.
Consumo
Me dá, me dá, me dá
O Danoninho completa quatro décadas de Brasil, em 2013, mas continua com um crescimento robusto ano a ano. Desde 2009, a marca cresceu 78% e, em 2011, conquistou mais um milhão de lares, aumentando em 12% o volume consumido por domicílio. Considerando-se todos os segmentos em que a marca atua (petit suisse, líquido, polpa e UHT), a penetração é de mais de um terço dos lares brasileiros.
Pesquisa
Guerra dos portos
Levantamento feito pelo Instituto FSB Pesquisa mostra um amplo apoio dos Deputados à aprovação do projeto que acaba com a “Guerra dos Portos”. O apoio ainda é maior à sua imediata votação. De 220 deputados federais, de 18 partidos, entrevistados nos dias 27 e 28 de março, 73% concordam com o Projeto e só 18% discordam. A pesquisa mostra também que 83% acham que o tema deveria ser votado com urgência. As resistências estão localizadas em Estados beneficiados pelas regras atuais (Amazonas, Espírito Santo e Santa Catarina).
Gestão
Desembarque
A crise está atraindo executivos europeus para o Brasil. O italiano Paolo Dal Pino acaba de chegar para assumir a presidência da Pirelli. Dal Pino já presidiu a Telecom Itália e até há pouco tempo administrava um fundo de investimento na Itália.
Seguro
Anti-hacker
As empresas brasileiras estão procurando a seguradora Marsh em busca de cobertura para riscos cibernéticos: invasão a sites, fraudes, roubos de senha, cartões e contrainformação, entre outros. Apesar de esse tipo de seguro não ter tradição no País, depois dos casos de ataques recentes, o interesse das empresas no produto cresceu. Mas se proteger não é nada barato. O preço varia de US$ 1 milhão a US$ 15 milhões.
Entretenimento
Duas novas
Com 12 empreendimentos e 36 sócios, a holding L21, do empresário Luiz Calainho, lança duas empresas, em 2012, e se consolida de vez nos segmentos de marketing, arte, música, internet e carnaval. Ele acaba de se associar ao Grupo Talkability para criar a Inflama RIO, empresa de eventos para o mercado carioca, e o Musickerama, especializado em popularidade e introdução de artistas na mídia.
Colaborou: Flávia Gianini e Marina Rossi