WASHINGTON (Reuters) – O governador do Estado norte-americano de Kentucky, Andy Beshear, disse neste domingo que os destroços estão dificultando os esforços de regaste após tornados terem devastado a região dois dias atrás.

“Há cidades que desapareceram”, disse Beshear em entrevista ao programa “State of the Union”, da CNN. “A cidade em que meu pai nasceu, Paxton, desabou. É difícil descrever.”

+ G7 se diz preocupado com política “coercitiva” da China

A devastação se estende por 12 quarteirões em alguns lugares e há muitas pessoas sem energia, afirmou. O Estado colocou em prática uma grande operação de resgate, disse o governador, mas os danos são proibitivos e levará tempo.

“Você acha que pode ir de porta em porta para ver se as pessoas estão bem, mas não há portas. A pergunta é: há alguém soterrado sob os destroços de milhares de estruturas?”, disse. “É devastador”.

O governador afirmou que pelo menos 56.000 residências estavam sem energia.

Beshear não conseguiu especificar o número de pessoas em seu Estado que estavam desaparecidas. Ele disse que na cidade natal de sua família, Dawson Springs, que tem 2.700 habitantes, a lista de desaparecidos tem oito páginas, com espaço único. “É muito ruim”, disse.

Deanne Criswell, administradora da Agência Federal de Gestão de Emergências dos EUA, disse à CNN que os esforços de resgate estão em andamento na região e ainda há esperança de encontrar sobreviventes.

Ela e o secretário do Departamento de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, planejam visitar a região neste domingo.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBB07Y-BASEIMAGE