Se a sua performance no trabalho não anda muito bem, começar uma rotina de leitura diária pode fazer com que sua criatividade, senso crítico e noção de resolução de problemas melhore substancialmente. 

Especialistas consultados pela IstoÉ Dinheiro afirmam que profissionais de todas as áreas podem ser beneficiados ao adquirir um hábito de leitura diária. 

+Novas gerações querem comprar presentes para além das mães biológicas

“A leitura é um exercício para nosso cérebro, ela serve para estimular uma melhora na qualidade de saúde mental. Como o músculo precisa ser exercitado, o cérebro também necessita e ler é a forma mais eficaz’, afirmou o criador do App Universo, especializado em literatura, William Costa. 

Melhor sociabilização 

Um hábito de leitura pode ajudar um profissional a lidar melhor com seus colegas de trabalho e aumentar o seu networking. É o que explica a psicóloga da área cognitiva comportamental Rejane Sbrissa. 

“As habilidades como a criatividade, fluência, a boa escrita e vocabulário extensos ajudam qualquer profissional. Isso melhora de maneira geral sua comunicação e relacionamento com os outros, trabalho em grupo, equipes, além de ajudar a transmitir suas ideias de maneira objetiva”.

Pensamento crítico

Adquirir novos conhecimentos a partir da leitura é importante até mesmo para áreas profissionais diferentes da que você está atuando no momento. Alexandre Leopold Busse, geriatra do Núcleo Avançado de Geriatria do Hospital Sírio Libanês, explica que muitas vezes a pessoa que lê mais se sente mais confiante em conversar com outras pessoas e expressar suas ideias.    

“O fato de ler e conversar com as pessoas sobre aquilo que você está lendo te dá mais informações e, portanto, mais bagagem para ter ideias criativas no dia-a-dia e na resolução de problemas. Você vai criando um hall de oportunidades pro seu cérebro ter as melhores saídas em alguns problemas no trabalho ou na sua própria vida”, explicou.  

Melhor resolução de problemas

O repertório adquirido com um hábito de leituras de diferentes obras, tanto ficcionais quanto mais técnicas, também pode ajudar o seu cérebro na resolução de problemas de forma criativa. A advogada e especialista em marketing Bruna Thalita, conta que o hábito pode aumentar o conhecimento e a compreensão de assuntos diversos, fazendo com que o funcionário tenha novas abordagens para a resolução de problemas. 

“A leitura de diferentes gêneros literários, como ficção, não ficção, poesia e ensaios, pode ajudar a desenvolver a capacidade de encontrar conexões e padrões entre diferentes conceitos e ideias, o que pode levar a soluções inovadoras para problemas complexos”, encerrou.