12/03/2014 - 15:02
O Whatsapp já era um dos aplicativos mais famosos para smartphones, mas desde que foi comprado pelo Facebook por US$ 19 bilhões o programa criado por Jan Koum atingiu seu auge de popularidade. Essa fama não fica só entre os usuários, que já se aproximam dos 500 milhões, contudo. Hackers também começaram a prestar mais atenção no aplicativo e o especialista em segurança americano Bas Bosschert afirmou, nesta quarta-feira 11, em post em seu blog, que descobriu uma maneira de roubar todas as informações de conversas do aplicativo de mensagens.
Segundo Bosschert, o Whatsapp salva o histórico de conversas na memória do celular. Mas a criptografia usada no arquivo é padrão, não uma específica para cada usuário. Bas Bosschert, então, quebrou esse código e, com acesso ao histórico de qualquer usuário, poderia ler todas as mensagens enviadas e recebidas.
O acesso a esse arquivo também não é difícil de se adquirir, ele afirma. Segundo o especialista, qualquer aplicativo que tenha acesso a memória do smartphone pode copiar o arquivo. Assim, um hacker poderia criar um aplicativo malicioso, como são conhecidos no meio da tecnologia esses programas, para que, quando instalado pelo usuário, copiasse o arquivo.
O Whatsapp ainda não se pronunciou sobre a descoberta de Bosschert, que postou todos os códigos necessários para decodificar a criptografia do Whatsapp e criar o aplicativo para roubar os arquivos em seu blog.