08/07/2025 - 12:19
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que não tem direito de ter uma relação estremecida com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e indicou que pode se encontrar com ele ainda nesta semana.
No início o ministro afirmou apenas que vai se encontrar com Motta “brevemente”, mas por fim respondeu “acho que sim” quando questionado sobre a possibilidade de o encontro ocorrer nesta semana.
“Não tenho direito de ter relação estremecida com presidente da Câmara, porque ele é um poder institucional. Brasil depende da boa condução dos trabalhos dele”, disse Haddad, em entrevista ao portal Metrópoles, enfatizando que, em contrapartida, ele – como ministro – não tem mandato.
O titular da Fazenda disse ainda que nunca saiu de uma mesa de negociação: “Só saio com acordo”.
Segundo Haddad, ele e Motta não irão brigar. “Quando um não quer, dois não brigam. Não vamos brigar, porque aqui nenhum dos dois quer”, disse.
As declarações foram feitas diante da crise política desencadeada após o Congresso derrubar o decreto presidencial que aumentava a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Haddad também afirmou que quando o Congresso Nacional acerta a agenda, “quando se convence que tem um caminho a trilhar”, consegue fazer em uma semana o que muitas vezes não fez no ano.
Segundo o ministro, há “bons projetos da área de economia”, muitos maduros para votação.