O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, irá anunciar, na semana que vem, medidas para destravar o mercado imobiliário. “Nós vamos tomar medidas, na semana que vem, que vão destravar esse mercado imobiliário. Vamos criar um mercado secundário de títulos imobiliários muito robustos para fazer com que o crédito imobiliário rode no Brasil e possa ser multiplicado por muitas vezes”, disse, em entrevista nesta quarta-feira, 27, à Rádio Itatiaia.

+ Bancos ‘incham’ no crédito imobiliário, e taxa não cai tão cedo, dizem analistas

Segundo o ministro, houve uma reunião recente com as principais empresas do setor envolvido para desenvolver o mercado secundário de títulos imobiliários.

“O entusiasmo com esse novo produto está muito grande”, comentou Haddad.

O ministro destacou que as medidas sobre o setor imobiliário serão editadas em conjunto com o programa de hedge cambial anunciado no mês passado, sendo que ambos estarão sob uma mesma medida provisória.

De acordo com ele, a MP ainda incluirá uma linha de microcrédito para pessoas que desejam sair do Bolsa Família e a autorização para renegociação de dívidas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).