Em nota de esclarecimento, o Ministério da Fazenda, chefiado por Fernando Haddad, comunicou que não possui nenhum anúncio previsto de novas propostas de controle fiscal.

+Haddad: Trajetória da dívida preocupa e é preciso criar condições para queda de juros

A nota de esclarecimento ocorre após o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, publicar que o ministro Haddad já havia fechado com sua equipe três propostas que apresentaria a Lula para tentar convencer o mercado financeiro que o governo está preocupado em reverter a deterioração do quadro fiscal.

A coluna ainda acrescentou que, se aprovada, poderá ser anunciada nesta semana.

“Não procede a informação e que não há, portanto, anúncio previsto”, diz o ministério da Fazenda.

“Importante ressaltar que notícia semelhante já foi desmentida há cerca de um mês, quando a mesma coluna publicou a nota ‘Equipe de Haddad já tem novas medidas para o mau humor do mercado, mas falta o ok de Lula’”, completa a pasta.

O início do ano tem sido pacato no que tange ao fiscal, de fato. Haddad chegou a conceder entrevista à CNN há alguns dias, todavia não sinalizou nenhum tipo de mudança ou ajuste fiscal visado pelo ministério.

Por ora, o foco da pasta tem sido a reforma tributária, dado que Lula sancionou recentemente o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 68/2024, que regulamentar a reforma.

Além disso, o dólar – que superava os R$ 6 e estava sendo uma pedra no sapato do governo – recuou para abaixo dos R$ 5,90, perdendo força também ante outras moedas globais, em resposta a um Donald Trump menos rígido do que o esperado em termos de política tarifária.