27/07/2023 - 7:50
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta quarta-feira, 26, que tem uma boa relação com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e que os dois comungam de ideias semelhantes sobre a política econômica do governo.
“Não poderia ser melhor [a relação]. Eu diria, assim, que foi uma grata surpresa para mim”, afirmou Tebet à GloboNews. “Eu não sou economista, mas sou mais liberal na economia, tenho pra mim que não existe compromisso social sem responsabilidade fiscal, sou um pouco mais fiscalista nesse aspecto.”
+ Ministério da Fazenda anuncia propostas de mudança nas regras fiscais
“Eu tinha dúvida se o caminho a ser seguido, a visão de que caminho seguir seria a mesma. E o ministro Haddad tem tanta preocupação com a responsabilidade fiscal quanto eu, nesse momento. Não sei até se não tem mais”, disse Tebet, para quem a meta fiscal estabelecida pelo ministro é “audaciosa”.
Centrão
A ministra Simone Tebet também disse na entrevista que espera que, ao se aproximar do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o Centrão se comprometa com as reformas.
“Nós não temos maioria no Congresso Nacional e precisamos dessa maioria para os projetos estruturantes para o Brasil”, afirmou Tebet. A ministra ressalvou que a liberdade dos parlamentares de se posicionar sobre questões pontuais que envolvam costumes, temas setoriais e pautas ideológicas deverá ser preservada.
“Da nossa parte, o que nós queremos, a equipe econômica, é apenas o comprometimento desses partidos com as reformas e projetos estruturantes”, afirmou a ministra.