O mais novo Cavaleiro da Rainha, nomeado nesta quarta-feira (15) no Castelo de Windsor, é o piloto e atual vice-campeão de Fórmula 1 (F1) Lewis Hamilton. A nomeação ocorreu poucos dias após o fim da temporada 2021 da categoria, que teve o holandês Max Verstappen como campeão. 

O agora “Sir Lewis Hamilton” se tornou apenas o quarto piloto de F1 a ganhar a honraria. A cerimônia ocorreu na manhã de hoje com a presença de poucas pessoas. O príncipe Charles, primeiro nome na linha de sucessão do trono britânico, representou a Rainha Elizabeth na nomeação do piloto.  

+Mercedes protesta após Verstappen derrotar Hamilton em disputa pelo título da F1

Segundo as autoridades da monarquia, Hamilton foi agraciado com o título pelos seus serviços prestados no universo do automobilismo. Hamilton é o maior campeão mundial da história da F1, com sete títulos, empatando com o alemão Michael Schumacher. Contudo, o inglês foi quem mais venceu na categoria, com 103 vitórias, e o maior detentor de pole position (primeira posição), 103 vezes.  

O que significa ser tornar um “Sir”?

O tratamento “Sir” (Senhor) no império britânico é um título entregue pela rainha, ou representante da família real, que transforma o homenageado em um membro da monarquia. 

Vale ressaltar que a honraria não é exclusiva apenas de cidadãos britânicos, estrangeiros como o Rei Pelé já receberam o título – em 1997 -, contudo, quem nasce fora do país não tem permissão de usar o tratamento de “Sir’, mesmo que possua a honraria.