27/02/2002 - 7:00
Esta é para os pais que têm filhos pequenos e gastam fortunas nos supermercados e shopping centers comprando produtos com imagens de heróis japoneses. Uma legião de 15 roedores desembarca no Brasil dentro de dois meses, com a missão de tomar o trono de Pokémon e Digimon. São os hamsters da série Hamtaro, um dos maiores fenômenos da indústria de entretenimento japonesa em toda a sua história. Lançado em julho de 2000, o programa alcançou o primeiro lugar na audiência da TV Tóquio, a maior do Japão, vendeu 150 milhões de vídeos, 750 milhões de revistas, foi recordista de bilheteria nos cinemas e ainda gerou receitas de US$ 3 bilhões com a venda de produtos licenciados, desde iogurtes até brinquedos eletrônicos. Explorada pela Shopro, uma das maiores empresas de animação do Japão e que é considerada a Disney asiática, a série agora prepara sua expansão internacional. ?Em licenciamento, nosso primeiro ano igualou o faturamento da série Pokémon?, disse a DINHEIRO Yutaka Saito, diretor-executivo da Shopro. Como Pikachu e Ash Cash, os heróis do mundo Pokémon, estão perto de um ponto de saturação, e Digimon acaba de entrar na sua terceira série, o terreno está livre para a invasão dos hamsters.
No Brasil, identificado como um dos mercados prioritários pela companhia japonesa, o programa será exibido pelo Cartoon Network e por um canal da TV aberta a partir de abril. Já existem 104 episódios prontos e outros estão sendo preparados. O lançamento no País acontece antes mesmo dos Estados Unidos. ?É a primeira vez que temos uma presença direta no Brasil?, diz John Easum, diretor de vendas e marketing da Shogakukan, controladora da Shopro. Como agente de licenciamento no mercado nacional, a empresa escolhida foi a Imagine Action, que até recentemente comercializava os direitos sobre a propriedade intelectual da Warner. ?Os produtos são para crianças de quase todas as idades, com a vantagem de atingir meninos e meninas?, conta Malu Moreira, da Imagine, que tem expectativa de gerar royalties de pelo menos US$ 2 milhões no Brasil com a exploração da marca no primeiro ano. A idéia é usar a imagem dos hamsters para vender roupas, produtos de papelaria e, naturalmente, milhões de brinquedos. Neste caso, a Shopro tem um acordo internacional com a Hasbro, a maior fabricante de brinquedos do mundo e acionista da Estrela, que provavelmente fará a distribuição dos produtos no País.
Como todas as séries de sucesso recentes, Hamtaro também nasceu como um mangá, as tradicionais histórias em quadrinhos japonesas. Criado pela artista Ritsuko Kawai, o programa conta as aventuras dos hamsters em um mundo mágico, onde são explorados valores como solidariedade, companheirismo e amizade. Sem violência, a série logo ganhou uma boa vantagem comparativa em relação aos rivais. ?Hamtaro foi um produto rapidamente adotado pelos pais japoneses?, diz John Easum, da Shogakukan. Além disso, a série desenvolveu o mercado de games eletrônicos para meninas. ?O segmento de jogos eletrônicos era totalmente concentrado no público masculino, até antes de Hamtaro?, afirma. O sucesso foi tão grande no Japão que 25% das crianças que assistem à série decidiram comprar hamsters de verdade. Ou seja: os donos de pet shops no Brasil já podem começar a se preparar para uma nova mania de consumo entre o público mirim.
O que chega ao mercado nacional em 2002
O mercado de licenciamento no Brasil, que movimenta US$ 120 milhões por ano em royalties, promete ser sacudido em 2002, com uma série de lançamentos. A maior parte das novidades foi apresentada em Nova York no começo de fevereiro, durante um encontro anual que reúne agentes e as empresas com os direitos sobre a propriedade intelectual de várias marcas. A série Digimon terá mais fôlego com a nova versão 3, que acaba de ser lançada no Brasil. A Cloverway, que detém os direitos sobre Digimon, trará ainda produtos da série Dragonball Z e relançará os Cavaleiros do Zodíaco. ?O Brasil é um mercado prioritário e com grande aceitação pelas séries japonesas?, diz Mary Jo Winchester, vice-presidente da Cloverway. No mercado para crianças, a maior novidade é a chegada da linha Suzy?s Zoo. São pinturas artísticas criadas pela desenhista americana Suzy Spafford, que já faturaram US$ 200 milhões nos Estados Unidos. No Brasil, representada pela Imagine Action, a meta é gerar royalties de US$ 800 mil em um ano.