30/08/2017 - 11:00
A tempestade natural Harvey será o desastre natural mais caro da história dos Estados Unidos, afirma a AccuWeather, estimando que o custo total para responder a ela deverá ficar perto de US$ 160 bilhões. Isso seria similar ao custo somado com os furacões Katrina e Sandy, informa o relatório da empresa de meteorologia.
O custo deve representar um corte de 0,8 ponto porcentual no PIB americano, segundo a estimativa da companhia. “Lideranças empresariais e o Federal Reserve (Fed, o banco central americano), grandes bancos, seguradoras, etc., devem começar a calcular o impacto negativo da catástrofe sobre os negócios, os resultados corporativos e o emprego”, afirmou Joel Myers, fundador e presidente da AccuWeather. “O desastre está apenas começando em algumas áreas.”
Quarta maior cidade do país, Houston é a mais afetada pelos estragos da chuva e pode ficar em parte inabitável durante semanas ou mesmo meses, devido aos estragos da água, da lama e do risco de doenças. O pior da enchente ainda está por vir, já que rios continuam a subir e aumentam os riscos para barragens e diques, comentou Myers.
Na avaliação do executivo, os meteorologistas fizeram um bom trabalho para advertir as pessoas sobre os riscos, mas as autoridades foram lentas na reação. “A AccuWeather adverte que o impacto negativo das chuvas está longe do fim. Haverá mais enchentes, estragos, mortes e feridos”, afirmou Myers. Fonte: Dow Jones Newswires.