As duas principais cervejarias do país resolveram apostar em cervejas diferentes nesse final de ano. Heineken e Ambev lançaram, respectivamente, a Lager Sprtiz e a Flying Fishing, para atingir um novo público. 

O mercado, antes inexplorado no Brasil, é uma tentativa de renovar o portfólio de produtos das companhias. Ambas tentam buscar novos consumidores em meio a um público consumidor que patina nos últimos anos. 

+Brasil só perde para a Alemanha no consumo de cerveja sem álcool

+Brasil deve ampliar exportações de frango em 2025 mesmo após impacto da gripe aviária

A Flying Fish é uma marca sul-africana e mistura cerveja com suco de limão. Em setembro a Ambev lançou a novidade em Curitiba e no começo de dezembro ela chegou até São Paulo, com venda exclusiva no Oxxo. Esta não é a primeira tentativa da marca nesse mercado, já que em 2006 ela lançou a Skol Lemon, que durou pouco mais de um ano no mercado brasileiro. 

“Ela passa pelo mesmo processo produtivo das demais cervejas da Ambev e recebe limão ao final, o que entrega um sabor mais leve, refrescante e com baixo amargor. A marca chega para ampliar o portfólio da companhia com uma nova opção para os consumidores, ideal para quem está entrando na categoria ou busca novas experiências de sabor, apostando na refrescância e na suavidade como seus principais diferenciais”, explica a companhia.

A marca já explora, por meio da Colorado, as cervejas com frutas. A diferença é que o sabor não vem de um suco e sim da casca das frutas ou do próprio lúpulo. A companhia também não a considera no grupo ready to drink, junto com a Skol Beats, por essa ser feita com bebida destilada e não com cerveja. 

Cerveja como drink 

A aposta da Heineken na Lager Sprit é ainda mais ousada. Ela será usada como ingrediente de drinks. Além de ser uma cerveja com infusão de ervas, terá que ser servida de forma diferente, em uma taça, com gelo e laranja. Por conta disso, a bebida, por enquanto, não estará disponível nos supermercados, somente em bares selecionados em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Serão 6% de teor alcóolico.

“Mais do que lançar um novo rótulo, buscamos reforçar o compromisso em oferecer ao consumidor uma experiência que vai além do paladar. Queremos propor novas possibilidades dentro do universo cervejeiro, sempre com qualidade e propósito”, comenta Elbert Beekman, gerente de marketing da marca Heineken no Brasil.