05/12/2025 - 9:14
A Heineken anunciou nesta sexta-feira, 05, a nomeação de Alex Carreteiro como presidente regional das Américas e membro do Comitê Executivo da companhia a partir de 1º de março de 2026. Atualmente CEO da divisão de alimentos da PepsiCo Brasil & Cone Sul, o executivo sucederá Marc Busain, que deixou a Heineken em 1º de outubro de 2025.
Carreteiro chega a empresa após sua atuação na PepsiCo, onde, como CEO da operação de alimentos do Brasil e Cone Sul, foi responsável por 16 mil funcionários e 10 fábricas distribuídas entre Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai. Sob sua liderança, o negócio da PepsiCo no Brasil dobrou de tamanho, conquistou ganhos significativos de participação e penetração de mercado e foi reconhecido como Unidade de Negócios Global do Ano da PepsiCo em 2024.
+Heineken x Ambev: disputa nos nichos premium e sem álcool fica mais acirrada
Antes da PepsiCo, Alex passou quase duas décadas na Nestlé, ocupando cargos seniores em Gestão Geral, Vendas e Finanças na Europa e nas Américas. Seu último posto foi o de vice-presidente da América do Norte (EUA, Canadá e México) dentro da zona Nestlé Américas. Antes disso, atuou como CEO da região Latina do Caribe e diretor-geral de Nestlé Waters no Brasil e Portugal.
Segundo a Heineken essa trajetória amplia a visão de Carreteiro sobre mercados desenvolvidos e emergentes e fortalece sua capacidade de atuar em ambientes regulatórios e competitivos complexos.
“Alex traz uma vasta experiência nos setores de alimentos e bebidas, sustentada por um sólido histórico em fusões e aquisições, integração pós-aquisição e formação de equipes diversas e de alto desempenho”, diz a empresa em comunicado.
