15/02/2023 - 10:59
BRUXELAS (Reuters) – A Heineken, segunda maior cervejaria do mundo, teve crescimento acima do esperado no lucro no ano passado, apoiada em expansão em todos os mercados e forte recuperação na Ásia.
A fabricante da cerveja mais vendida na Europa e que detém marcas como Tiger, Sol, Schin e Devessa, disse que o lucro operacional ajustado cresceu 24%, para 4,5 bilhões de euros. Analistas, segundo pesquisa compilada pela empresa, esperavam 4,43 bilhões de euros, em média.
A cervejaria holandesa manteve previsão de que o lucro operacional aumentará um dígito médio a alto em 2023.
A Heineken disse que espera ultrapassar 2 bilhões de euros em economia de custos este ano, em meio ao plano de reestruturação “EverGreen”.
A cervejaria vendeu 6,9% mais cerveja globalmente do que em 2021, apesar de preços maiores em marcas “premium”. As vendas na Ásia subiram cerca de 30%, em meio à flexibilização de medidas de isolamento social em países como Camboja, Indonésia, Malásia e Vietnã, maior mercado asiático da companhia.