Nesta sexta-feira, 1º, a usina de Itaipu Binacional foi incluída no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como maior produtora de energia elétrica acumulada do planeta. A hidrelétrica já produziu energia suficiente para abastecer o mundo inteiro por 43 dias e 17 horas.

+ Aneel vota pela destinação de 3,5 mil hectares para implementação de hidrelétrica em Goiás

A somatória inclui a geração desde quando a usina iniciou suas operações, em 1984. São mais de 3 bilhões de megawatts-hora (MWh) produzidos pela hidrelétrica em 40 anos de atividade.

A cerimônia de entrega do certificado do Guinness World Records foi realizada na sede da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). O evento contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; da Gestão e da Inovação, Esther Dweck; das Relações Exteriores, Mauro Vieira; e da Casa Civil, Rui Costa, além de representantes do governo do Paraguai e do Guinness World Records.

O ministro Alexandre Silveira destacou que a conquista é um marco para o setor energético. “Essa nova conquista é um marco para o setor energético e um testemunho do compromisso da Itaipu com a geração de energia limpa e sustentável”, afirmou Silveira.

“Com essa nova marca, a Itaipu Binacional reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a promoção da energia limpa em todo o mundo. A usina continuará sendo um referencial para o setor energético e um exemplo de como a tecnologia e a inovação podem ser utilizadas para construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, escreveu o Ministério de Minas e Energia em nota.

Não é a primeira vez que Itaipu entra no Guinness. A usina já marcou presença no livro como o objeto mais valioso da Terra, devido ao investimento de US$ 27 bilhões em sua construção.

*Estagiário sob supervisão