Os reservatórios das usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste já registram a pior média mensal de ocupação em setembro de toda a série histórica, iniciada em 2000. O sistema está operando com apenas 18,05% de sua capacidade de armazenamento. A previsão é que cheguem a 15,2% até o final do mês.

Responsáveis por cerca de 70% da geração hídrica do país, os reservatórios operaram, em setembro do ano passado, com 39,6% da capacidade. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), mesmo em 2001, quando o país enfrentou uma crise energética que levou ao racionamento de energia, o mês de setembro terminou com 23,4% de capacidade.

+ Conta de luz será reduzida para 25 milhões de famílias com nova lei

Segundo matéria do R7, dentro do sistema, os volumes mais afetados são das usinas de Ilha Solteira e de Três Irmãos, que na última semana chegaram a 0% do armazenamento, mas foram autorizadas a manter a operação com utilização do volume morto.

Para tentar enfrentar esse momento sem racionamento de energia, o governo tem autorizado o acionamento de usinas termelétricas, que têm custo alto, provocando impacto na conta de luz. Outra medida lançada é o programa de redução voluntária para consumidores residenciais que começou a valer desde 1º de setembro.

A iniciativa recompensará os cidadãos que reduzirem em até 10% o consumo, com um bônus de R$ 50 para cada 100 kWh economizados. Neste mês, também passou a valer o reajuste de cerca de 6,78% na tarifa média da conta de luz.