26/11/2021 - 2:00
Diferente dos carros convencionais e os elétricos, os veículos movidos a hidrogênio ainda não despontaram na corrida por reduzir a crise climática do planeta. Contudo, essa tecnologia está se desenvolvendo e almeja ser a terceira via entre os rivais.
O hidrogênio é elemento químico mais leve do universo, sem neutrons, composto por um próton e um único elétron. Junto com o oxigênio, o hidrogênio é responsável por compor a molécula da água (H₂O). No entanto, sua forma pura tem um alto potencial energético.
O potencial do hidrogênio puro é tão forte que ele pega fogo quando reage com o oxigênio, gerando muito calor e um resíduo de água – que nem sempre pode ser utilizado -, ao contrário da queima de combustíveis fósseis, que gera dióxido de carbono.
A combustão do H₂ já foi utilizada no lançamento de foguetes pela NASA, como é o caso do foguete Saturno V.
Motor a hidrogênio
Em comparação aos elétricos, os veículos a hidrogênio são abastecidos em cerca de 3 a 5 minutos, ao contrário de um Tesla, por exemplo, que ultrapassa 1 hora de recarga, imaginando que a bateria estava vazia.
Outro ponto destoante do comparativo é a bateria. Enquanto um motor a hidrogênio é capaz de armazenar com 39.405,6 Wh/kg de energia por cada quilo, uma bateria de íon de lítio armazena entre 100 a 265 Watts-hora por cada quilo (Wh/kg), conforme o estudo da Universidade de Washington.
Quando o assunto é o peso do motor, o elétrico tem melhor desempenho, com cerca de 35 kg, gerando o equivalente a 300 cavalos dependendo do modelo. Já os motores a combustão e a hidrogênio costumam ultrapassar os 100 kg.
Combustão e célula de hidrogênio
Existem dois tipos de motores a hidrogênio: a células de hidrogênio ou a combustão interna.
No primeiro caso a combustão interna do motor ocorre de maneira semelhante ao dos carros convencionais, já no segundo a reação química gera eletricidade, que sustenta o funcionamento de um motor elétrico.
Nesse sentido, os motores a hidrogênio podem se transformar em uma opção para aumentar o desempenho dos elétricos com menor abastecimento e maior potência.