Por Letícia Franco

Um perfume é composto da mistura de fragrâncias (óleos essenciais) que garantem seu aroma e a concentração da essência. Para manter sua essência há mais de três décadas e crescer no mercado de beleza e cosméticos, o Hinode Group renova suas estratégias, que incluem desde o lançamento de um novo produto até o fomento do empreendedorismo, parte do DNA da companhia que nasceu como uma empresa de venda direta em 1988. Com receita anual de aproximadamente R$ 750 milhões e uma rede de 600 mil consultores, o grupo atua no Brasil e em outros sete países da região, e quer crescer à medida que se aproxima da geração Z (pessoas nascidas entre 1997 e 2012), investindo em lançamentos de perfumes e cosméticos para esse público. “É essencial expandir nosso público e acompanhar as tendências”, disse à DINHEIRO Sandro Rodrigues, CEO do Hinode Group.

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“É importante se conectar com as novas gerações para inovar com novos produtos e expandir o público”

Nesse sentido, em junho deste ano, a marca lançou a linha de fragrâncias “vibez!”, com perfumes masculino e feminino. Trata-se do primeiro lançamento voltado para o público jovem. Segundo o executivo, a empresa tem se dedicado a ações de comunicação e marketing para captar os novos consumidores, como a presença em redes sociais populares como o TikTok“É preciso comunicar, estar mais perto deles para atender a demanda”, afirmou Rodrigues. Hoje, a marca possui cerca de 300 SKUs em seu portfólio.

R$ 750 milhões – É o faturamento anual da empresa

600 mil – é o número de consultores, principal canal de venda da Hinode

Esse novo olhar é indispensável para uma empresa que quer permanecer competitiva no mercado. Ainda mais para o Hinode Group, uma companhia que se desenvolveu principalmente ao lado de mulheres, muitas vezes chefes de família, seja como revendedoras ou consumidoras.

O canal de revendas, inclusive, representa 95% do faturamento da empresa, que conta com e-commerce próprio e 250 franquias no Brasil.

A rede de consultores também é o que impulsiona a expansão internacional do grupo, que possui esse canal único na Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e México. Segundo dados da empresa, em 2023, foram gerados R$ 951 milhões em renda para consultores e franqueados.

De olho nos consumidores jovens, o Hinode Group tem investido em lançamentos e em comunicação para conquistar esse público (Crédito:Freepik)

SUSTENTÁVEL

Além desses fatores, para o executivo, a sustentabilidade também é um dos pilares principais para o grupo crescer nos próximos anos. “Enxergamos a sustentabilidade como um farol que guia nossa longevidade. Nossa base está mais sólida e, agora, direcionamos nossos esforços para um crescimento sustentado”, afirmou Rodrigues.

Em 2023, o Hinode Group destacou a redução de 22,5% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a adoção de energia renovável em sua fábrica em Jandira (SP), responsável por 80% do consumo energético da companhia. Além disso, a empresa implementou ações de ecoeficiência no seu Centro de Distribuição em Extrema, Minas Gerais, como a substituição de plástico bolha por papel kraft biodegradável.

Projeto Hinode Recicla 2.0 também representou avanço nas iniciativas de sustentabilidade da empresa, tendo como premissa a colaboração estratégica com cooperativas de reciclagem, que desempenham um papel crucial na coleta, separação, tratamento e reintegração dos resíduos recicláveis na cadeia produtiva.

Este projeto não apenas aborda a questão da responsabilidade ambiental, ao incentivar a reciclagem das embalagens usadas dos produtos Hinode, mas também tem um impacto social, contribuindo com a geração de renda para as cooperativas de reciclagem envolvidas, beneficiando as comunidades locais. A primeira ação do Hinode Recicla 2.0 contou com 46,4 quilos de resíduos recuperados.