23/08/2025 - 9:00
A rede sueca H&M inicia oficialmente suas operações no Brasil neste sábado, 23, com a abertura de sua primeira loja no país no Shopping Iguatemi, na cidade de São Paulo. A unidade ocupa um espaço de cerca de 1 mil metros quadrados em um dos pontos comerciais mais valorizados da cidade. Uma segunda unidade será aberta no Shopping Anália Franco em 4 de setembro.
+ Gucci, Dior e Louis Vuitton enfrentam crise em meio ao declínio do mercado de luxo
A varejista estreia no país já com a campanha primavera-verão estrelada por Tyla, FKA twigs e Caroline Polachek. Segundo a marca, as mulheres “representam a fusão entre moda, música e autoexpressão ousada”. A coleção, explica a H&M, faz um “tributo à feminilidade moderna com um toque glam rock, traz sobreposições, vestidos com textura e acessórios marcantes”. A loja anuncia vestidos a partir de R$ 199,99. A chegada ao Brasil também inclui um e-commerce.
Apesar de o Brasil ser considerado o maior mercado consumidor da América do Sul, esta não será a primeira loja na região. A rede já possui unidades na Colômbia, no Peru, no Uruguai e no Chile.
A rede chega ao país em meio a desafios que setor varejista em enfrentado, que envolve concorrência com marketplaces asiáticos, além das redes já consolidadas no Brasil – como Zara, C&A, Riachuelo e Renner -, a sustentabilidade, dólar alto por aqui (o que impacta na conversão do preço dos produtos eventualmente trazidos de fora) e o debate mais recente sobre escala de trabalho 6×1.
Hennes & Mauritz
A H&M, Hennes & Mauritz, é considerada uma gigante do varejo de vestuário. Foi fundada em 1947 na Suécia, onde está listada na bolsa de Estocolmo, e hoje tem mais de 3.700 lojas da marca em 80 países, além do e-commerce em 60 deles, e emprega 140 mil pessoas. A marca faz parte do Grupo H&M, que possui outras marcas, incluindo H&M Home, com 32 unidades.
Apesar de estar na categoria fast fashion, a marca já fez parceria com estilistas como Versace, Karl Lagerfeld e Kenzo, para coleções.
A primeira unidade no continente americano foi nos Estados Unidos, no ano 2000, com uma unidade na famosa – e nobre – 5ª Avenida em Nova York.
