Bruno Pavani Bruno Pavan https://istoedinheiro.com.br/autor/bruno-pavan
04/09/2025 - 6:00
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A rede sueca de vestuário H&M inaugura nesta quinta-feira, 4, sua segunda loja no Brasil, desta vez no shopping Anália Franco, na Zona Leste de São Paulo.
A marca iniciou oficialmente sua operação no Brasil em agosto, com a abertura da loja no shopping Iguatemi e lançamento do seu e-commerce.
+ H&M tem mais de 3.700 lojas da marca em 80 países
A nova unidade tem o dobro do tamanho da primeira, com 2.000 m², e oferece coleções feminina, masculina e infantil. A loja do shopping Iguatemi, por sua vez, conta apenas com a linha feminina.
Outras duas lojas já estão com abertura confirmada para 2025: no shopping Dom Pedro, em Campinas, e no Morumbi Shopping, na capital paulista. Embora as datas não tenham sido divulgadas, a loja no interior paulista será a maior, com 2.500 m², e contará também com artigos para casa.
H&M quer dar ‘passos curtos e seguros’
Ao contrário de outras marcas internacionais que desembarcaram no Brasil com planos agressivos, a H&M adota uma estratégia mais cautelosa.
Um dos exemplos mais lembrados de sucesso meteórico seguido de fracasso é o da Forever 21. Em 2014, a primeira loja da grife em São Paulo atraiu mais de 1.000 pessoas no dia da inauguração. A marca chegou a anunciar planos de abrir cerca de 40 lojas até o final de 2016, mas esse número nunca foi alcançado. Em 2022, a rede norte-americana decidiu fechar todas as 19 unidades e sair do país.
Em entrevista à IstoÉ Dinheiro, o Country Manager da H&M no Brasil, Joaquim Pereira, evitou dar qualquer previsão de lançamento de novas lojas no médio prazo.
“A gente não tende a dar passos grandes, mas passos curtos e seguros. Isso pode ser uma das principais diferenças que há com outras marcas que vieram por pouco tempo, investiram e foram embora”, declarou o executivo.
Apesar da cautela, Pereira demonstra otimismo com o mercado brasileiro. Ele lembrou que o país tem mais de 210 milhões de habitantes e comparou com o México, onde a rede já opera 70 lojas para uma população de 130 milhões.
“Isso pode dar uma real dimensão do tamanho do mercado brasileiro para nós”, completou.