Após abrir suas primeiras lojas no Brasil, localizadas nos shoppings Iguatemi e no Anália Franco, em São Paulo, a H&M confirmou mais quatro inaugurações no país, que ocorrerão ao longo de 2026.

As novas unidades ficarão nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RioSul Shopping), Porto Alegre (Iguatemi Porto Alegre e no Shopping Praia de Belas) e Sorocaba (Iguatemi Esplanada), interior de São Paulo. Outro detalhe é que a H&M também chega ao Paraguai em 2026, seguindo sua expansão pela América Latina hispânica.

O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, 25, e consta na publicação de seus relatórios financeiros.

+ Produção nacional e até escala 5×2: a estratégia da H&M para emplacar no Brasil
+ H&M inaugura sua segunda loja no Brasil e fala em dar ‘passos curtos e seguros’

Como serão as novas lojas brasileiras da H&M?

Os locais contarão com espaços que variam entre 1.700 metros quadrados, no Shopping RioSul (RJ), oferecendo coleções femininas e masculinas, até unidades de 2.300 metros quadrados, com opções para mulheres, homens e crianças. A marca também atende seus clientes pelo seu site e afirma que busca acelerar sua presença “omnichannel”.

“Essas quatro inaugurações não são apenas sobre expandir nossa presença física — elas refletem nosso compromisso em criar experiências de compra inspiradoras, integrando nossos canais online e offline, e gerando oportunidades para clientes, colaboradores e parceiros”, afirma Joaquim Pereira, country manager da H&M Brasil, à imprensa.

H&M
Fachada da H&M no Shopping Iguatemi – Foto: Franklyn Almeida (Crédito:Franklyn Almeida)

Qual a estratégia da H&M?

A rede sueca de vestuário H&M desembarcou oficialmente no Brasil em 23 de agosto, com a inauguração de sua primeira loja, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, e a abertura de seu e-commerce no país. 

O principal desafio da marca é se destacar em um mercado com grandes concorrentes nacionais e internacionais, como Renner, Riachuelo, C&A e Zara. Para isso, a rede quer desenvolver uma identidade específica para o mercado brasileiro, com peças exclusivas e boa parte da produção nacional, para tentar se manter competitivo nesse mercado. 

“Antes da nossa abertura já estávamos em negociação com algumas fábricas parceiras para produzir localmente. Já na nossa entrada, 100% dos calçados femininos estão sendo fabricados aqui, além de uma parcela dos jeans. Também estamos em negociação para começar a produção de moda praia localmente”, explicou o country manager da H&M no Brasil, Joaquim Pereira, para a IstoÉ Dinheiro, antes da abertura da segunda loja no país, no Shopping Anália Franco.

Escala 5×2 é prática da marca no mundo todo

Outra novidade que a marca quer implementar no setor é a jornada 5×2 para todos os seus funcionários no país, inclusive nas lojas. O executivo contou que isso é um padrão que a rede adota em todo mundo e que quer atrair talentos por conta dessa novidade no varejo. 

“Temos essa filosofia de trabalho no mundo todo e valorizamos muito um equilíbrio maior entre vida profissional e pessoal dos funcionários. Desde o começo da nossa ideia de entrar no Brasil nunca pensamos em 6×1, sempre no 5 x 2. Esperamos que a nossa iniciativa faça os outros players do mercado pensar melhor sobre essa mudança”, disse.

Preços a partir de R$ 69,99

Diferente de algumas redes estrangeiras que focam no mercado premium, a H&M quer democratizar o acesso a seus produtos. Em um rápido passeio pelas duas lojas em São Paulo é possível ver uma variedade grande de peças e preços, com valores a partir de R$ 69,99 para a linha básica. 

O exemplo a não ser seguido pela companhia é a da sul-coreana Forever 21. Focada no mercado jovem, a companhia chegou em 2014 prometendo 40 lojas no país até o final de 2016. A realidade, no entanto, foi outra: a varejista deixou o Brasil em 2022 fechando suas 15 lojas. 

“Vamos entrar no mercado brasileiro com muita humildade. Não podemos pensar que só porque somos nós, todo mundo vai entrar na nossa loja e querer comprar. Não, nós vamos aprender com o cliente e trabalhar com humildade”, afirmou Pereira.

H&M
Inauguração da H&M no Shopping Anália Franco – Foto: Franklyn Pereira (Crédito:Franklyn Pereira)