O último dia útil de 2024 para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, é nesta segunda-feira, 30. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá expediente e as compensações bancárias não serão efetivadas.

Na Bolsa de Valores de São Paulo, como de costume, o último dia de pregão de ações também será nesta segunda-feira, penúltimo dia do ano.

+Procon e Febraban orientam consumidores sobre gastos no fim de ano

As agências bancárias e a B3 retomam o funcionamento apenas na quinta-feira, 2. Até lá, compensações bancárias não serão efetivadas, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

Contas de consumo como água, energia, telefone, entre outras, com vencimento nos dias em que não há compensação bancária (31/12 e 1/1), poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

A Febraban sugere o uso de canais digitais, que terão funcionamento normal para a realização de transferências, pagamento de contas, e demais serviços.

“Esses canais oferecem praticamente todas as transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, diz Walter Tadeu de Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban.

Funcionamento da B3 no Ano Novo

No dia 31 de dezembro, a B3 terá o funcionamento apenas de:

  • Registro de operações de títulos do agronegócio com horário reduzido, encerrando-se às 12h;
  • Sistema do Segmento Cetip UTVM até às 13h.

No dia 1º de janeiro, a bolsa não terá funcionamento. Com isso, o primeiro pregão do próximo ano será na quinta-feira, 2 de janeiro.