29/11/2022 - 13:29
A Universidade de Utrecht, na Holanda, está oferecendo bolsas integrais para cursos de mestrado. O valor dos auxílios varia, mas pode chegar à completa gratuidade das mensalidades dos cursos, que têm entre 1 e 2 anos, e uma ajuda de custo de 11 mil euros (cerca de R$ 61 mil, na cotação atual).
Além de ser uma das melhores universidades do país europeu, a Ultrecht oferece quase cem cursos de mestrado em inglês, o que amplia bastante o público capaz de fazê-los.
+ Nunca é tarde para voltar a estudar
A bolsa citada, no entanto, foca em estudantes estrangeiros que não moram na Europa e que tenham ótimo desempenho acadêmico. As inscrições para as bolsas para 2023 e 2024 já estão abertas e vão até o dia 31 de janeiro. Por ser uma universidade de prestígio, os critérios para admissão são exigentes:
- O aluno deve ter se formado entre os 10% melhores de seu curso de graduação;
- Ter qualidade acadêmica e ser promissor no seu campo de estudo, o que será julgado pela inscrição;
- Qualidade e relevância da carta de motivação que deve ser encaminhada junto à inscrição;
- Consistência e qualidade da ficha de inscrição em geral.
Além desses requisitos, o interessado não pode possuir passaporte europeu ou ter condições de se inscrever em outras bolsas oferecidas pela universidade (para limitar o foco em alunos estrangeiros não-europeus), deve ter concluído o ensino médio ou a graduação fora da Holanda e deve se inscrever em um curso de mestrado com início em 1º de setembro de 2023 na Universidade de Ultrecht (confira todas as opções).
Outras bolsas
Caso você não preencha os critérios da bolsa para a Universidade de Ultrecht, existem outras bolsas disponíveis para estudar no país europeu, como uma concedida pelo governo holandês.
Embora não seja tão generosa quanto a de Ultrecht, a bolsa confere 5 mil euros (cerca de R$ 27 mil, pela cotação atual) no primeiro ano de estudos para alunos estrangeiros, que podem se matricular em diversas instituições.
Para participar, além de ser nativo de um país fora da Europa, o interessado não pode ter diploma em universidades holandesas e deve atender aos requisitos específicos da universidade que escolher. Confira mais detalhes e as universidades participantes no site criado pelo governo holandês para interessados em estudar por lá.