13/04/2022 - 3:15
Um britânico acabou pescando um peixe-serra de dentes pequenos ao tentar pegar um tubarão no mar da Flórida, nos Estados Unidos. Essa espécie de peixe pode atingir até 7 metros de comprimento e pesar cerca de 600 kg.
Na expectativa de pegar um tubarão, Ian Atherton trocou o litoral de Fleetwood, em Lancashire, na Inglaterra, pela Flórida, mas a aventura no Atlântico acabou-lhe dando uma surpresa: a oportunidade de pescar um peixe-serra de dentes pequenos, que é raro, de acordo com o periódico britânico Daily Star.
+ Peixes também são bons em matemática, aponta estudo alemão
Atherton deixou o porto Canaveral acompanhado do capitão Jon Cangianella, de uma empresa de pesca da praia de Cocoa, para começar a pescaria às 12h. Juntos, eles rumaram para poucos quilômetros perto da enseada.
Ian usou como iscas algumas anchovas, um peixe oleoso que atrai tubarões, para atrair o predador – e quase imediatamente a isca foi mordida, ocasionando uma luta de quase uma hora entre o pescador e a presa.
Como diz o nome, o peixe-serra possui uma aparência diferente e tem uma espécie de serra, conhecida como rostro, que pode alcançar até 1,5 m de comprimento.
O peixe-serra de dentes pequenos é uma das cinco espécies de peixe-serra ao redor do mundo, mas a única encontrada naquela região da Flórida, um dos dois lugares onde é possível encontrá-los. As outras espécies podem ser encontradas na Austrália e são o peixe-serra anão, peixe-serra estreito, peixe-serra de dente grande e peixe-serra verde.
Também chamados de tubarões carpinteiros, eles são considerados inofensivos para os seres humanos, com exceção de quando estão se defendendo.
O peixe-serra é uma espécie ovípara com risco de extinção que vive em águas tropicais e ambientes de transição entre o rio e o mar do Atlântico, Índico, e Pacífico, segundo o site Mar Sem Fim.
Além disso, esse animal tem significado mitológico em várias sociedades ao redor do mundo. Em algumas partes da África, a dança vestida de peixe-serra faz parte das cerimônias de maioridade, enquanto na Gâmbia as serras indicam coragem.
Jon percebeu que Ian havia capturado algo mais raro que um tubarão. Ambos reconheceram o peixe-serra quando ele saiu da água.
O capitão libertou o peixe sem tirá-lo da água.