Por Horaci García e Albert Gea

BARCELONA (Reuters) – Um alpinista urbano conhecido como “homem-aranha francês” por suas ousadas escaladas conquistou outro marco ao subir um arranha-céu de 166 metros em Barcelona nesta sexta-feira em uma tentativa de aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas e a seca.

Alain Robert, de 60 anos, rastejou pelo exterior do Melia Barcelona Sky Hotel, coberto de vidro e aço, o quarto edifício mais alto da cidade espanhola, com apenas um saco de giz em pó e tênis de escalada para ajudar na subida.

+ Brasil tem sete mortes por dia causadas por acidentes de trabalho

“Gostaria de passar uma mensagem sobre as mudanças climáticas e o problema da desidratação dos solos na Espanha (para que) seja resolvido rapidamente” pelo governo, disse ao chegar ao telhado. A subida não foi autorizada e a polícia o deteve no topo.

A Espanha está enfrentando uma seca persistente e partes do sul da Europa estão sob temperaturas excepcionalmente altas que, segundo os cientistas, foram exacerbadas pelo aquecimento global.

Antes da escalada, Robert disse à Reuters que a estrutura do edifício é “bastante agressiva” e meio que brincou que ele próprio sentiria os efeitos das mudanças climáticas e da seca devido ao calor.

Ele envolveu os dedos com fita adesiva para evitar queimaduras na superfície escaldante — aquecida pelo sol forte, mesmo com a temperatura máxima em Barcelona nesta sexta-feira sendo relativamente amena de 23ºC.

Dezenas de espectadores se reuniram do lado de fora, esticando o pescoço para ver Robert, vestindo um terno vermelho brilhante e um boné, enquanto subia em cerca de meia hora.

Robert já escalou mais de 150 estruturas, incluindo o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa de Dubai, a Torre Eiffel de Paris e a Ponte Golden Gate de São Francisco.

(Reportagem de Horaci García e Albert Gea)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ440OU-BASEIMAGE