Turista espanhol de 30 anos ficou gravemente ferido ao ser esfaqueado quando visitava monumento. Suspeito é um cidadão sírio de 19 anos com status de refugiado.Um turista espanhol de 30 anos ficou gravemente ferido ao ser esfaqueado na noite desta sexta-feira (21/02) quando visitava o Memorial do Holocausto em Berlim, na Alemanha.

A vítima, cuja vida não corre risco, teria sido atacada sem motivo conhecido, na altura do pescoço.

O autor do ataque fugiu, de acordo com testemunhas. Após algumas horas, a polícia prendeu um suspeito, que é um cidadão da Síria de 19 anos, que mora em um abrigo para refugiados na cidade de Leipzig, no leste alemão. Identificado como Wassim al M., ele entrou na Alemanha como menor de idade em 2023 e que tem status legal de refugiado.

A prisão ocorreu três horas depois do incidente, quando o homem apontado como autor do ataque voltou ao local do crime, e a polícia viu que ele tinha vestígios de sangue nas mãos. Ele não tinha documento de identidade e foi preso sem resistência.

“Por volta das 18 horas, um homem foi gravemente ferido entre as colunas do monumento aos judeus assassinados na Europa. O homem ferido foi levado a um hospital, e equipes de emergência estão atendendo as pessoas que testemunharam o incidente”, disse a polícia de Berlim no X.

O memorial fica no coração de Berlim, próximo ao icônico Portão de Brandemburgo e às embaixadas dos Estados Unidos e da França.

De acordo com o jornal Der Tagesspiegel, uma faca foi encontrada perto do monumento.

md (DPA, ots)