Fazer previsões não é fácil, ainda mais quando se trata de tecnologia. Tanto é que até figuras respeitadíssimas, como Bill Gates ou Thomas Watson, o primeiro presidente da IBM, derraparam feio em seus palpites. Confira alguns palpites infelizes de grandes personagens da história sobre novidades que, para eles, não teriam nenhuma relevância, mas que acabaram se tornando revolucionárias.

42.jpg

 

 

 

 

 

Ponto de ônibus high tech 

 

A SP Trans criou um projeto de ponto de ônibus tecnológico que promete facilitar a vida dos passageiros e, de quebra, ajudar o meio ambiente. O e-Ponto, instalado neste mês em São Paulo, no cruzamento da rua da Consolação com a avenida Paulista, oferece wi-fi gratuito às pessoas que esperam o coletivo, além de dois computadores que permitem que os passageiros se informem a respeito das condições do transporte público em toda a cidade. E sem gastar energia: o e-Ponto é autossustentável, pois produz a eletricidade necessária para funcionar. A invenção conta também com lixeiras modernas, que aplaudem aqueles que jogam resíduos no lugar certo. O e-Ponto ainda está em fase de testes.  

 

43.jpg

 

 

 

Samsung satiriza a Apple

 

A Samsung resolveu fazer piada com os fãs da Apple. A empresa criou um comercial que mostra longas filas nas calçadas, em várias cidades americanas, com jovens aguardando a abertura de uma determinada loja, como sempre ocorre durante os lançamentos da empresa da maçã. Nas filas, uma pessoa reclama da falta de conexão 4G em seu smartphone, que é supostamente um iPhone, enquanto outra diz: “Os blogs estão dizendo que a bateria parece fraca.” Surge, então, um rapaz com um Galaxy S II, da Samsung, que atrai as atenções. “Posso ver seu telefone?”, diz um suposto fã da Apple. “Olha a tela, é gigante”, comentam as pessoas na fila, tirando fotos do aparelho da Samsung. 

 

44.jpg

 

 

 

Eike e IBM

 

O Grupo EBX, do bilionário Eike Batista, e a IBM anunciaram a intenção de criar uma parceria. As duas companhias pretendem desenvolver soluções tecnológicas para os setores de infraestrutura e recursos naturais, além de oportunidades de negócios para a SIX Automação, subsidiária do EBX da área de automação industrial. A IBM também deve prover serviços para o grupo. “Esta parceria demonstra o compromisso da IBM com o País e com a nossa agenda de soluções inteligentes”, disse o presidente da IBM, Ricardo Pelegrini. 

 

 

 

O fim do chinelinho 

 

A Adidas lançou no Brasil a chuteira Adizero F50. A inovação do calçado é a presença de um chip na sola que armazena dados como velocidade, passos e tempo de atividade. Após uma partida, as informações podem ser baixadas para um computador ou tablet, mostrando se o boleiro fez corpo mole ou não durante a peleja. O preço: R$ 799 pela chuteira mais R$ 299 pelo chip. 

 

45.jpg

 

 

 

Colaboraram Rodrigo Caetano e Flávia Gianini