A Honda planeja lançar dez motos elétricas até 2025 visando atingir metas de sustentabilidade. De acordo com a montadora japonesa, os lançamentos fazem parte do plano da empresa para neutralizar as emissões de carbono antes de 2050 e ampliar a mobilidade sustentável.

“Esforçando-se para alcançar a neutralidade de carbono para toda a linha de motocicletas durante a década de 2040, a Honda irá acelerar a eletrificação de seus modelos, como o foco principal das estratégias ambientais para o negócio no segmento de duas rodas, enquanto também continuará avançando nos motores de combustão interna”, diz trecho do comunicado da fabricante japonesa.

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A primeira moto elétrica produzida pela Honda foi lançada em março de 2022, a CRF-E2, modelo que é uma bicicleta elétrica menor, construída para crianças, com motor elétrico de 1,2 kW e potência máxima de 2,5 kW. A bicicleta possui uma bateria de íons de lítio de 20Ah trocável para facilitar o carregamento.

Segundo a montadora, a meta é vender 3,5 milhões de motos elétricas até 2030, ou cerca de 15% das vendas totais, com as novidades devendo chegar primeiro, além do Japão, em regiões como Estados Unidos, China e Europa. O Brasil não aparece na ofensiva da marca japonesa, mas tem a seu favor um ponto interessante nessa situação.

Todas as novas motos elétricas deverão utilizar baterias de estado sólido, que estão em desenvolvimento e devem entrar em produção em 2024. Com 400 milhões de vendas acumuladas, a Honda é a maior fabricante de motos do mundo.

Nesse ínterim, o Brasil poderá exportar a tecnologia flex. Com isso, a meta é introduzir modelos compatíveis com combustíveis neutros em carbono, como é o caso do etanol, que é renovável e de origem vegetal. A marca vai lançar motores E20 (20% de etanol) já em 2023 no mercado indiano. E os motores E100 (que aceitam 100% de etanol) chegam a partir de 2025 por lá.

Ainda de acordo com a montadora, há o interesse também em outros segmentos, como, por exemplo, bikes elétricas e ciclomotores, que representam cerca de 90% das vendas globais de motocicletas elétricas. São veículos que atingem velocidades entre 25 km/h e 50 km/h. A marca japonesa planeja lançar cinco modelos neste nicho até 2024. Os locais escolhidos são Ásia, China, Europa e Japão.