24/02/2005 - 7:00
Os programas de milhagem aérea tornaram-se atrativos de executivos que não param de voar. A novidade: as grandes redes de hotéis pegaram vácuo na idéia e elas também já criaram formas de agradar, recompensar e sobretudo tornar os hóspedes definitivamente fiéis. São bandeiras de reputação, como a Sofitel, Hyatt e Intercontinental. O funcionamento é semelhante: noites no conforto resultam num cesto que entrega prêmios. ?O mercado de luxo é sofisticado e exige muito cuidado?, diz Paulo Salvador, diretor de marketing da Accor Hotels no Brasil. ?Por isso, a idéia é recompensar o hóspede oferecendo encantamento sob medida.? Trata-se, a rigor, de entender o perfil de quem se hospeda e oferecer serviços personalizados. É o que faz, a partir de uma rede de dados no computador, o Sofitel com seu Gold Privilege Guest Card. Destinado a quem gasta mais de 6 mil euros, e que tenha se hospedado pelo menos 14 vezes em hotéis da rede, oferece vantagens curiosas, além do upgrade de acomodação. Uma delas: travesseiro na altura que o viajante deseja. Outra: a bebida predileta, na temperatura certa, devidamente pousada na mesa do apartamento.
Em alguns casos, não basta ser fiel ? é preciso pôr a mão no bolso. O Hyatt Gold Passport pressupõe uma anuidade de R$ 450. O cliente, porém, já começa ganhando de presente uma hospedagem gratuita para duas pessoas no Grand Hyatt São Paulo. Além disso, fazendo parte do clube o cliente tem desconto de até 50% nas refeições dos restaurantes do hotel e 20% nos tratamentos de spa, ainda que não esteja hospedado. São idéias que acompanham o pioneiro neste campo, o veterano Intercontinental. Lançado há 22 anos, muito antes dessa onda que brotou agora, o Priority Clube Rewards tem 23 milhões de membros. Ao juntar o equivalente em pontos a US$ 3 mil, o hóspede tem direito a uma noite em suíte de luxo, em qualquer parte do mundo. Levando em conta que a diária, em São Paulo, custa em torno de R$ 500, e gastos com locação de filmes, uso da lavanderia, ligações telefônicas e restaurante também contam pontos, há um cálculo padrão: a cada quinze diárias pagas o cliente ganha uma gratuita. É um ímã que se tornou moeda corrente num mercado cada vez mais feroz, com hospedagens de qualidade. Os dois lados ganham dinheiro. Os hotéis e, naturalmente, os clientes que pagam menos por mais.
Sofitel ? Privilege Guest
? Equivalência: 1 euro = 8 pontos
? Prêmios: A cada 200 mil pontos o hóspede ganha 200 euros de crédito para despesas no hotel.
? Desconto de 10% na locação de veículos pela Partner Drive d?Europcar
Hyatt ? Gold Passport
? Equivalência: 1 dólar = 5 pontos
Prêmios:
? Diária gratuita a cada 5 mil pontos.
? Bônus de 5 mil milhas aéreas nas companhias
parceiras quando o hóspede atingir 50 mil pontos