Empreendedor nato, Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, continua a expandir seu grupo em setores que nada têm a ver com a proposta original de produzir chocolates — sua iniciativa pessoal de vender porta a porta os doces na zona norte de São Paulo, há 36 anos, se transformou num gigante gastronômico. O novo e ousado lance do empresário acontece na área de hotelaria, com dois complexos: o Bendito Cacao Resort & Spa, em Campos do Jordão, e o Bendito Cacao Family Resort, em Águas de Lindóia, ambos no estado de São Paulo.

Nos dois, os chocolates servem de decoração e inspiração, sem contar, é claro, para a degustação. A dedicação dele full time aos negócios não o faz perder a atenção às idiossincrasias do novo segmento. Nele, usa as mesmas habilidades com que construiu seu império: o faro para as boas oportunidades, foco no resultado e a atenção à experiência do consumidor. “Essa iniciativa tem tudo a ver com cacau e chocolate”, insiste Alê, como é conhecido.

Fachada do Bendito Cacao Restort & Spa, na Serra da Mantiqueira, um hotel 5 estrelas com 95 quartos. Chocolates da Cacau Show servem de decoração, inspiração e também para degustação (Crédito:Divulgação )

No caso de Campos de Jordão, inaugurado na Páscoa de 2022, ele farejou a oportunidade em expandir seus negócios ao acompanhar a produção de uma das fábricas que abastecem sua rede de lojas de chocolate. Ele utilizava o heliponto de um hotel para pousar de helicóptero nessa região turística, e uma coisa levou à outra. Concretizada a aquisição do estabelecimento, foi rápido em dar um upgrade nas instalações e criar um resort moderno e luxuoso, com a ideia de proporcionar experiências inspiradas no universo do cacau.

O hotel cinco estrelas tem:
• 94 quartos e 17 mil m2,
• piscinas com água mineral,
 restaurante com culinária à base de cacau (incorporando um chocolatier e um chef confeiteiro),
 Espaço MasterChef (para harmonização de chocolate com vinhos),
 três bares (onde é possível degustar drinks autorais à base de cacau),
 salas de reunião (até 150 pessoas) e de eventos (até 200 pessoas),
 anfiteatro,
 quadras de tênis e beach tênis,
 e diversão dos hóspedes com passeios de tirolesa e trilhas na Serra da Mantiqueira (onde é possível ter uma experiência “100% Cacau” com degustação de chocolates ao anoitecer).

O spa, claro, faz a energia do cacau ser sentida na pele: os flavonoides presentes no fruto ajudam a estimular a circulação sanguínea e a fragrância das amêndoas de cacau proporcionam um efeito calmante. Desde a recepção, os hóspedes são recebidos com chocolates da Cacau Show à vontade. E tudo com uma pegada sustentável. É um dos 11 hotéis do Brasil que possuem a certificação “Green Key” de práticas ambientais sustentáveis.

Alê Costa em Águas de Lindóia (SP), onde inaugurou em julho o Bendito Cacao Family Resort, com 270 quartos (Crédito:Divulgação )

O mais novo Bendito Cacao foi inaugurado em julho passado. Fica em Águas de Lindóia, um balneário tradicional, com uma pegada mais familiar. O grande complexo de 200 mil m2 tem 270 quartos, e logo na recepção o hóspede se depara com uma cascata de chocolate decorativa que aromatiza o ambiente.

O resort tem:
 25 quartos temáticos (como o Chocomonstros) ou inspirados nas linhas de produtos da marca Cacau Show,
• piscinas,
 spa (que tem esfoliação com nibs de cacau),
 áreas coletivas com restaurante e pizzaria,
 além de proporcionar uma “área kids”, um miniparque de diversões — a atração da garotada, aliás, é uma das marcas da Cacau Show desde que abriu uma “fábrica de chocolate” para ser visitada em sua fábrica de Itapevi (SP), à beira da rodovia Castelo Branco.

Essa espécie de ponto de vendas lúdico e hipertrofiado acabou bombando, chegando a reunir 12 mil pessoas em um único dia. Hoje atrai tantos visitantes na volta dos passeios no fim de semana que acabou precisando da intervenção da Polícia Rodoviária estadual para disciplinar o fluxo de carros na estrada.

A missão de expandir o universo da Cacau Show acabou transformando Alê Costa numa espécie de versão brasileira de Willy Wonka, o personagem criado pelo escritor Roald Dahl que criou uma fantástica fábrica de chocolate e foi imortalizado no cinema por Johnny Depp (a versão antiga com Gene Wilder era melhor).

No caso de Alê, é claro, a ideia não é explorar no universo mágico da imaginação infantil, mas entender melhor a experiência dos consumidores em gastronomia, lazer e entretenimento, misturando tudo e fisgando as crianças. Até agora deu muito certo.

São mais de 3,7 mil lojas no País, além das fábricas de chocolate, produção de cacau (que vai ser expandida com plantação própria, por meio de uma grande parceria), parques de diversão e hotéis.

Piscina do Bendito Cacao Family Resort, em Águas de Lindóia (SP): distribuição de chocolates e 25 quartos temáticos ou inspirados nos produtos da Cacau Show
(Divulgação)

Enquanto se depara com problemas inéditos para o acolhimento de turistas, como escolher quantos fios de algodão as roupas de cama e banho dos hotéis devem possuir (1.100 fios ou 600?), Alê está com a cabeça no setor de entretenimento. Comprou a marca Playcenter, do antigo parque de diversões paulistano, e essa operação acabou atraindo uma atenção espontânea e inusitada. A notícia da aquisição, em fevereiro passado, viralizou nas redes sociais e chegou até os trending topics estrangeiros. A primeira unidade com a nova marca foi o Playcenter Family, parque indoor inaugurado no Grand Plaza Shopping, em Santo André, no ABC paulista. Já está em funcionamento também o Playcenter Family da unidade Aricanduva, no shopping homônimo paulistano.

Mas ainda está no forno um projeto muito mais ambicioso: um grande parque temático, “sonho” que pode se concretizar em breve. “O Brasil é um lugar incrível”, comemora o empresário, que mantém a fama de workaholic, mas com muito bom humor. Apesar do jeitão amistoso, é com frequência o primeiro a chegar e o último a sair do escritório. Diante dos desafios, faz imersões para entender o consumidor. “São muitas frentes, muitas obras de logística”, espanta-se.

Entre as múltiplas atividades, Alê também se aventura no showbiz. Estreou em 1o de julho como band leader da banda Cacau Groove, no Bourbon Street, em São Paulo, especializada em rock dos anos 80.

Interior do hotel de Campos do Jordão: sofisticação em meio a restaurante, bares e spa que têm produtos à base de cacau (Crédito:Divulgação )