16/12/2020 - 2:00
A indústria hoteleira, assim como diversas atividades econômicas, foi fortemente afetada pela pandemia em todo o mundo. O isolamento obrigou a muitos ficarem com as portas fechadas por meses e, quando reabriram, as medidas de distanciamento e protocolos de segurança impediu que voltassem com capacidade total.
O segmento continua sólido e vem se adaptando de maneira rápida e eficiente aos novos hábitos, preferências e necessidades dos viajantes, como passar dos hóspedes estrangeiros aos hóspedes nacionais, adaptar-se para as estadias prolongadas ou investir em home office e homeschooling para conseguir manter níveis de ocupação.
+ Pandemia faz turismo ter prejuízo de R$ 245,5 bi de março a novembro, diz CNC
+ Novo ministro do Turismo celebra aeroportos e hotéis ‘lotados’ no País
Já os novos hotéis estão abrindo as portas com tudo isso em mente. Afinal, no ‘novo normal’, o setor entende que muitos dos hábitos e preferências desenvolvidos pelos viajantes deste nicho em 2020 poderão seguir nos próximos anos.
Ao longo de 2020, diversas redes e hotéis independentes continuaram inaugurando novas propriedades em diferentes países, e a programação segue em alta para os próximos anos.
A rede Four Seasons acaba de abrir inaugurar um hotel em Bangcoc e inaugurará outro, no começo de 2021, na Califórnia. O grupo ainda planeja abrir ao longo de 2021 novas unidades em destinos como Nova Orleans, nos EUA, e Taormina, na Sicília. Estes novos hotéis passaram por ajustes e adaptações na fase final de seus projetos e construções e já estão sendo inaugurados focados em distanciamento social, valorização extrema dos espaços ao ar livre, adoção de novas tecnologias e minimização da necessidade de contato físico em todas as esferas de serviço.
É o caso, por exemplo, do recém-aberto One&Only Mandarina, na costa mexicana. O hotel tem apenas 54 vilas e propositadamente inúmeras áreas ao ar livre, com excelentes índices de ocupação desde a abertura. A rede inaugurará no começo de 2021 seu primeiro hotel na Europa, em Montenegro.
Dentre as muitas inaugurações esperadas pelo mercado de luxo, destaque para o novo Cheval Blanc Paris, às margens do rio Sena. Tudo com foco em privacidade e segurança, mas sem abrir mão das vistas panorâmicas da cidade.
Outro luxuoso esperado para 2021 é um novo hotel instalado literalmente dentro do Palácio de Versalhes, nos arredores de Paris. O Airelles Château de Versailles, Le Grand Contrôle, pretende ser uma das propriedades mais exclusivas da França. Por conta da pandemia teve sua inauguração adiada, contará com apenas 14 quartos muito espaçosos, um grande spa, restaurante de Alain Ducasse para os serviços de café da manhã, almoço e jantar, e frigobar incluído nas diárias.
Distanciamento social, segurança e exclusividade de serviços estão entre as prioridades do hotel. Hospedados dentro do palácio, mas sem qualquer contato com os visitantes regulares da atração, seus hóspedes terão livre acesso aos espetaculares jardins de Versalhes em horários exclusivos dia e noite, além de tours pelo palácio sempre em caráter privativo.