04/10/2025 - 14:00
O Palácio Tangará, hotel de luxo localizado no bairro do Panamby, zona sul de São Paulo, anunciou um investimento de R$ 2 milhões anuais para colocar todos os 329 funcionários na escala 5×2.
A decisão é resultado de quase um ano de análises, estudos e negociações, que culminaram em uma assembleia realizada em 20 de agosto. Na ocasião, 89% dos trabalhadores manifestaram seu desejo pela adoção da nova escala, que foi aprovada. Os funcionários administrativos já trabalhavam na jornada, que se estende para o restante do quadro. Os funcionários terceirizados não estão contemplados na mudança.
+ Entenda a nova regra de horário para check-in e check-out em hotéis no Brasil
+ Disputa na Justiça não ameaça construção de hotel de luxo em Paraty
“Além de atender ao desejo da maioria, a decisão também fortalece o posicionamento do Palácio Tangará como empregador de referência. Nenhum outro hotel de luxo em São Paulo oferece a escala 5×2 a 100% de seus colaboradores, o que torna a empresa ainda mais atrativa para a contratação e retenção de mão de obra qualificada, um diferencial relevante em um setor altamente competitivo”, completa Celso Valle, Diretor Geral do Palácio Tangará.
Além da nova escala de trabalho, outros benefícios estão inclusos na mudança: auxílio creche por seis meses a partir do retorno da parturiente e redução de jornada de 44 horas semanais para 42 horas.
Para realizar a mudança na jornada de trabalho, o hotel teve que contratar mais 27 funcionários.
5×2 no varejo
A redução na jornada de trabalho ganhou destaques no Brasil, gerando debates acalorados entre as extremidades do espectro político nacional. Os defensores apontam experiências internacionais que mostram a viabilidade da flexibilização. Enquanto no Brasil a jornada de trabalho é de 44 horas semanais, na França é de 35 horas, enquanto nos Estados Unidos, Canadá e Itália é de 40 horas por semana.
Além do setor hoteleiro, algumas iniciativas do varejo também começam a despontar. A rede sueca de vestuário H&M desembarcou oficialmente no Brasil no último dia 23 de agosto, com a inauguração de sua primeira loja, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Uma das novidades trazidas para se diferenciar foi exatamente a escala 5×2 para todos os seus funcionários no país, inclusive nas lojas.
Joaquim Pereira, country manager da H&M no Brasil, disse que a escala é um padrão que a rede adota em todo mundo e que quer atrair talentos por conta dessa novidade no varejo.
“Temos essa filosofia de trabalho no mundo todo e valorizamos muito um equilíbrio maior entre vida profissional e pessoal dos funcionários. Desde o começo da nossa ideia de entrar no Brasil nunca pensamos em 6×1, sempre no 5 x 2. Esperamos que a nossa iniciativa faça os outros players do mercado pensar melhor sobre essa mudança”, disse.
Outro exemplo foi o Grupo DPSP, dono das drogarias Pacheco e São Paulo. A empresa passou a usar a escala 5×2 em todas as suas unidades desde agosto deste ano, exceto naquelas onde não existe expediente aos domingos. Cerca de 24 mil funcionários se beneficiaram com a mudança.