25/07/2025 - 8:00
Já com mais de meia década no Brasil, a HP planeja aumentar em três vezes o tamanho da operação no país nos próximos cinco anos. Isso, aliando a expansão às metas de sustentabilidade da empresa – que incluem zerar plástico em embalagens até o ano de 2027.
+ FGTS vai distribuir 95% do lucro, o equivalente a R$ 12,9 bi; veja quem tem direito
Segundo o diretor-geral da HP para o Brasil, Ricardo Kamel, a operação global vê no país ‘uma excelente oportunidade’ de ampliar a participação de mercado e as categorias de produtos.
“Todo o portfólio que HP trabalha ao nível global está aqui no Brasil, e nós vemos isso com bons olhos, porque exatamente com isso nos ajudará a ter a expansão de todos os programas que a HP tem ao redor dela”, comenta.
Em termos de ESG e sustentabilidade, destaca que a empresa tem focado em práticas que vão desde a concepção dos produtos, analisando os materiais utilizados, até a reinserção na cadeia produtiva.
Kamel relata que teclados, por exemplo, têm mais da metade da sua composição vinda de materiais reciclados – incluindo até mesmo óleo de cozinha.
“Aqui no Brasil, as nossas impressoras já possuem de 45% a 50% do seu plástico reciclado. A nossa meta é chegar em 2030 com 70% desse plástico reciclado. Além disso, todas as embalagens dos nossos produtos e isopores, assim como bolsas plásticas, estão sendo retirados até 2027”
Brasil ‘bilionário em termos de florestas’
O executivo ainda frisa as práticas de reflorestamento e conservação da companhia – que considera relevantes no Brasil, um país ‘bilionário em termos de árvores’.
“Sem dúvida nenhuma, no Brasil nós temos o privilégio de estar na parte do planeta que somos ‘bilionários’ do ponto de vista de florestas. A nossa missão como HP é de ajudar impulsionar a conservação desse patrimônio que o Brasil tem. A gente vê isso, se a gente pudesse numerar, eu diria que nós somos bilionários no ponto de vista de recursos naturais. Nós temos que ficar conscientes e atentos para que no final da história a gente não saia milionários na parte de recursos naturais.”
Desde 2019, a HP Brasil firmou com a WWF (World Wildlife Fund) a ambiciosa meta de restaurar e proteger florestas equivalentes a cerca de 81 mil hectares (200.000 acres), sendo parte dedicada à Mata Atlântica brasileira.
No Brasil, foram restaurados mais de 220 hectares em regiões como Alto Paraná, Serra do Mar e Mogi Guaçu/Mantiqueira.
A parceria faz parte da iniciativa global HP Sustainable Forest Collaborative, com investimento previsto de US$ 11 milhões até 2030