Hugo Rodrigues deixará o cargo de chairman da WMcCann, comunicou a agência nesta quarta-feira, 3. A companhia também afirmou que a participação societária de Rodrigues na agência será tratada conforme os acordos previamente estabelecidos.

O publicitário estava na agência desde 2017, quando intercalou os cargos de CEO e de chairman. Desde 2023, Renata Bokel é a CEO da agência. Ela segue no cargo.

+De fã a sucessor: Hugo Rodrigues relembra 1º encontro com ‘extraterrestre’ Washington Olivetto

“Como ser humano — afinal, não somos executivos ou empreendedores 24 horas por dia — esta é, sem dúvida, uma das decisões mais difíceis e dolorosas da minha carreira. É uma despedida repleta de afeto, porque amo nossos clientes e admiro profundamente a equipe que construímos. Mas é também um ato de respeito pela história que criamos. Sou imensamente grato pela confiança que a McCann Global depositou em mim ao longo desses anos”, diz Hugo Rodrigues no comunicado. 

A nota informa ainda que a decisão pela saída do CEO foi tomada após conversas entre as duas partes. O cargo de chairman será extinto. 

“Hugo deixou uma marca profunda em como pensamos, lideramos e trabalhamos como agência. Ele aumentou a diversidade na comunidade WMcCann, especialmente ao empoderar mulheres líderes, instituiu uma cultura de desenvolvimento profissional contínuo e trouxe uma filosofia de lutar para que clientes e suas marcas vencessem no mercado.” — Daryl Lee, CEO Global do McCann Worldgroup. 

Em entrevista à IstoÉ Dinheiro, Hugo Rodrigues contou sobre a sua relação com Washington Olivetto e como ele assumiu o lugar do ‘ídolo’ na WMcCann. Olivetto, que foi figura central da então W/Brasil, saiu da agência em 2018, após uma reestruturação. 

Publicitário coleciona prêmios

Durante sua trajetória de oito anos à frente da companhia — sendo cinco como CEO e os últimos três como chairman — Hugo liderou um novo capítulo para a agência, conquistando uma série de novos negócios, fazendo a WMcCann saltar da 15ª para a 1ª posição nos rankings do setor e entregando trabalhos criativos premiados para algumas das marcas mais icônicas do mundo. Entre eles, um inédito Leão de Ouro em Cannes para a Coca-Cola.

Hugo foi três vezes vencedor do Prêmio Caboré e foi listado entre as 500 Pessoas Mais Influentes da América Latina pela Bloomberg Línea.

“Sua abordagem criativa orientada por dados, seu compromisso inabalável com resultados e sua filosofia de que ‘nosso melhor resultado é o resultado dos nossos clientes’ tornaram-se parte da cultura da agência e marcaram seu legado”, finaliza o comunicado da WMcCann.