WASHINGTON (Reuters) – Hyundai e Kia vão atualizar software de 8,3 milhões de veículos nos Estados Unidos em resposta ao aumento de roubos de modelos sem botões de ignição e dispositivos antifurto, disseram os reguladores de segurança automotiva norte-americana.

A Hyundai disse que está “apresentando uma atualização gratuita de software antirroubo para evitar que os veículos dêem partida durante um método de roubo popularizado no TikTok e em outros canais de mídia social”.

A atualização envolve 3,8 milhões de veículos Hyundai e 4,5 milhões de veículos Kia nos EUA, informou a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA).

+ Chevrolet Tracker é o SUV mais vendido em janeiro; confira o ranking

+ Parlamento Europeu aprova proibição de veículos a gasolina e diesel a partir de 2035

A agência disse que o esforço é uma resposta a um desafio publicado no TikTok que se espalhou por todo o país “e resultou em pelo menos 14 acidentes relatados e oito mortes”.

A Hyundai também fornecerá a seus clientes um adesivo de janela alertando os possíveis ladrões de que o veículo está equipado com proteção antirroubo.

O software “atualiza a lógica do programa de alarme contra roubo para estender a duração do som do alarme de 30 segundos para um minuto e requer que a chave do veículo esteja na ignição para ligar o veículo”. Publicações na internet afirmam que os carros podem ser acionados com chave de fenda e cabos USB.

A atualização inicial da Hyundai envolverá mais de 1 milhão de veículos Elantra fabricados entre 2017 e 2020, Sonata 2015 a 2019 e Venue 2020 e 2021.

(Por David Shepardson)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ1D0SI-BASEIMAGE