A Hyundai anunciou que trabalhará com a empresa de design italiana GFG Style, de Giorgetto Giorgetto e seu filho Fabrizio Giorgetto, para reconstruir o Pony Coupe Concept. O carro foi projetado por Giorgetto Giorgetto para a estreia da Hyundai no Salão do Automóvel de Turim, em 1974.

“Estamos absolutamente entusiasmados em receber Giorgetto e Fabrizio em Seul para esta rara ocasião e esperamos colaborar com eles e com a GFG Style neste extraordinário projeto de design que não apenas tem valor histórico, mas também representa um intercâmbio cultural que pode abrir caminho para mais colaborações no futuro”, disse, em nota, Luc Donckerwolke, diretor criativo do Hyundai Motor Group.

Maior encontro de carros Porsche ocorre neste sábado (3) em São Paulo

Em 1974, quando a Hyundai ainda estava em seus primeiros dias de produção de veículos, os executivos da empresa contataram Giorgetto Giugiaro para projetar o primeiro modelo independente e o primeiro carro produzido em massa na Coréia. Na época, não havia capacidade de design e estilo de veículos, então a Hyundai contratou Giugiaro para projetar e construir cinco protótipos, um dos quais era um cupê. No processo de concepção e prototipagem, a Hyundai decidiu mostrar o Pony e o Pony Coupe no Salão do Automóvel de Turim para promover a estreia da marca no mercado global.

“Com seu nariz em forma de cunha, faróis circulares e linhas geométricas semelhantes a origami, o Pony Coupe foi planejado para os mercados norte-americano e europeu, mas o projeto foi interrompido em 1981, pouco antes da produção em massa em meio ao ambiente econômico global adverso”, diz nota da Hyundai.

Segundo a montadora, o Pony foi vendido em todo o mundo de 1975 a 1990 e continua sendo uma parte fundamental do legado da Hyundai e marca registrada da visão de seu presidente fundador, Ju-Yung Chung, para a empresa.

O design conceitual também serviu como uma fonte de inspiração para o trabalho de Giugiaro no DeLorean DMC 12, que estreou em 1983 e foi usado nos filmes ‘De Volta para o Futuro’ (1985-90). Em 2019, a Hyundai inspirou-se no Pony original para o carro conceito ’45’, que influenciou diretamente o IONIQ 5, que estreou dois anos depois. Também em 2021, a Hyundai reinterpretou o carro de produção Pony original como um conceito de veículo elétrico restomod. E, em 2022, a marca acenou com o conceito de cupê mais uma vez com seu veículo de desenvolvimento híbrido de hidrogênio N Vision 74.