No futuro, atividades mais operacionais poderão ser executadas majoritariamente por IA. Isso não significa, no entanto, uma redução no número de empregos e oportunidades. A Robert Half, consultoria global de soluções em talentos, levantou algumas áreas e carreiras que podem ser as profissões do futuro ou que podem sofrer mudanças por conta da inteligência artificial.

+ A Inteligência Artificial pode acabar com a humanidade?

Para Leonardo Berto, gerente da Robert Half, mudanças levam a mudanças. “O mercado de trabalho contemporâneo é extremamente dinâmico. Muitas profissões que estão hoje em destaque sequer existiam até alguns anos atrás. Assim como profissões podem deixar de existir, novas também serão criadas”, afirma.

Segundo Berto, a principal medida para reduzir o impacto da transformação digital sobre o mercado de trabalho é promover uma educação continuada que prepare e qualifique os profissionais para as novas funções que necessariamente serão criadas, ou para que possam supervisionar o trabalho da inteligência artificial.

“É preciso reforçar, no entanto, que a responsabilidade está quase totalmente no profissional, que deve ser o protagonista da sua própria carreira e investir em qualificação técnica, mas também no aprimoramento de habilidades sociocomportamentais. Aliado ao conhecimento acadêmico, o poder analítico do ser humano não deixará de existir, nem nunca será desvalorizado. Muito pelo contrário, ganhará ainda mais destaque nas ocupações do futuro”, completa.

Confira a lista de profissões: 

  • Gerente de Transformação Digital;
  • Engenheiro(a) de Prompt;
  • Departamentos Jurídico/Governança;
  • Especialista em Cibersegurança de IA;
  • Analista de dados avançados;
  • Engenheiro de Manufatura com automação inteligente;
  • Consultores.