25/11/2020 - 15:19
A crise da covid-19 atingiu em cheio mercados que antes eram sinônimos de conectividade quando o papo era viagens aéreas. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) divulgou que Londres perdeu o posto de cidade mais conectada registrado em setembro de 2019. Em igual mês deste ano, a cidade caiu para a oitava posição. A líder agora é Shanghai, que em setembro de 2019 ocupava a segunda posição.
Já Nova York, que antes ocupada a terceira posição no ranking, no novo levantamento sequer apareceu entre as 10 mais conectadas do mundo. A cidade registrou uma queda de 66% na conectividade em setembro deste ano na comparação anual.
+ Confira: pandemia muda ranking de cidades mais caras do mundo para viver
+ Volume de negócios das companhias aéreas cairá mais de 60% em 2020 pela pandemia
“O ponto importante é que as classificações não mudaram devido a qualquer melhoria na conectividade. Isso diminuiu globalmente em todos os mercados”, disse Sebastian Mikosz, vice-presidente sênior de Relações Externas da IATA. “Não há vencedores, apenas alguns jogadores que sofreram menos lesões. Em um curto período de tempo, desfizemos um século de progresso na união de pessoas e na conexão de mercados. A mensagem que devemos tirar deste estudo é a necessidade urgente de reconstruir a rede global de transporte aéreo”, acrescentou.
Confira abaixo o ranking das cidades mais conectadas segundo a Iata:
Ranking cidades mais conectadas via modal aéreo
Ranking Set-19 Set-20
1 London Shanghai
2 Shanghai Beijing
3 New York Guangzhou
4 Beijing Chengdu
5 Tokyo Chicago
6 Los Angeles Shenzhen
7 Bangkok Los Angeles
8 Hong Kong London
9 Seoul Dallas
10 Chicago Atlanta
Fonte: Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata)