A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou nesta quarta-feira seu prognóstico para o setor aéreo, calculando uma queda pela metade dos lucros em 2011 provocada pela alta dos preços do petróleo.

A organização revisou para baixo sua previsão de lucros anuais, a 8,6 bilhões de dólares, contra os 9,1 bilhões indicados em dezembro.

Esta nova previsão representa “uma redução de 46% do lucro líquido em relação aos 16 bilhões acumulados pelo setor em 2010”, destacou a associação, que representa 230 companhias aéreas e 93% do tráfego aéreo comercial.

“A principal mudança em nossas previsões é o preço do petróleo”, explicou o diretor geral da associação, Giovanni Bisignani.

“Os lucros cairão pela metade em relação ao ano passado, e a margem será patética, de 1,4%”, acrescentou, estimando que o custo do combustível para as companhias aéreas pode chegar aos 166 bilhões de dólares, quando o faturamento total ficaria em 594 bilhões.

pac-at/ap