Após 25 anos, o iate de luxo em que a princesa Diana passou seu último verão será vendido. Antes de sua morte trágica, em agosto de 1997, a Lady Di havia aproveitado um tempo na embarcação, que ficou conhecida após sua passagem.

Diana e o cineasta Dodi Al-Fayed – que também faleceu no acidente de carro em Paris, na França, com a princesa – passaram férias a bordo do Jonikal, um iate Codecasa de 64 metros que era do pai de Dodi, Mohamed Al-Fayed, ex-proprietário da Harrods no Reino Unido. Após a morte do filho, porém, o empresário quis se desfazer do Jonikal.

Mercado de iates chega a Brasília

Apesar de ter tentado, foi difícil vender a embarcação. O iate foi rebatizado de Sokar, e em junho de 2021 foi vendido para Bassim Haidar, multimilionário de telecomunicações e marinheiro experiente. Haidar ficou impressionado com o iate, que fez a compra duas semanas depois de vê-lo e levá-lo para um teste no mar. Foi então que a embarcação ganhou o nome de Bash.

No ano seguinte à venda, a família de Haidar passou férias por lá e o proprietário ainda alugou o iate algumas vezes quando não o utilizava. Em dezembro de 2021, com apenas seis meses como proprietário, Haidar descreveu o iate como seu navio dos sonhos: “Elegante, sofisticado, divertido, aventureiro e capaz”. A característica mais atraente do Bash, segundo o dono, era sua vasta gama de brinquedos aquáticos a bordo, suas capacidades de longo alcance e estilo atemporal.

No entanto, Haidar está em busca de se atualizar e deve colocar Bashar à venda no mês que vem, de acordo com informações de John Wood, diretor da Seawood Yachts, à Architectural Digest na semana passada. Antes disso, o iate será reformado. Estima-se que o valor de venda atinja US$ 10 milhões.

Apesar da conexão com a Princesa Diana, Bash é um barco que se destaca por conta própria. Finalizado em 1990, a partir de um projeto de 1980 assinado pelo arquiteto naval Vincenzo Ruggiero, possui nove cabines e acomodações para até 18 convidados e uma tripulação de 26 pessoas.

Com um casco de aço e superestrutura de alumínio, o Bash é movido por motores duplos Wartsila que o levam a uma velocidade máxima de 20 nós (23 mph ou 37 km/h). A uma velocidade de cruzeiro de 14 nós (16 mph, ou 26 km/h), tem um alcance de 6.900 milhas náuticas (7.940 milhas, ou 12.779 km).