21/09/2005 - 7:00
O estilista italiano Giorgio Armani é um dos homens mais versáteis do mundo da moda. Sua assinatura pode ser vista em roupas, chocolates, móveis, hotéis e, recentemente, em um suntuoso barco de 52 metros. Mas este último não é negócio. ?É um luxo que eu me permito ter?, diz Armani. E bota luxo nisso. O Mariù, o iate do estilista nascido em Piacenza, é uma das embarcações mais elegantes que existem. O segredo? O estilo de Armani impresso da proa à popa do iate de 20 milhões de euros. Construído pelo Codecasa, estaleiro com quase dois séculos de história, ele demorou mais de três anos para zarpar. São quatro andares de muito bom gosto espalhados em quatro cabines de hóspedes, todas com banheiro, sala de jantar e sala de estar. A maior suíte, com vista para o mar, fica, é natural, com o criador. Há também um andar no qual se encontra um grande salão e os quartos dos tripulantes e seus guarda-costas. Na área externa, é possível deitar-se ao sol, espreguiçar-se em cadeiras e também relaxar em uma jacuzzi. ?Armani é minimalista?, diz Aurelio Giorgetti, do Codecasa. ?O casco do barco leva uma cor cinza cuja tinta foi desenvolvida pela Dupont especialmente para ele?, completa.
O iate Mariù, cujo nome foi dado em homenagem a mãe do estilista, é o principal refúgio de Armani. Motivo: além de ter uma empresa que emprega 4,8 mil pessoas e faturou 1,3 bilhão de euros em 2004, Armani é uma celebridade. Onde quer que ele vá, é notícia. ?Quando vou a um hotel me sinto observado?, disse ele em uma recente entrevista. No caso do iate, uma mansão flutuante, isso não acontece. À bordo da embarcação, ele vai para Saint Tropez, na Riviera Francesa, Pantelleria, uma ilha particular na Tunísia e percorre os principais idílios do Mediterrâneo. ?As únicas coisas que eu necessito é estar no mar, em boa companhia, com os amigos e sem o telefone?, diz Armani.
Como ele, outro grande nome da alta costura internacional, também italiano, seguiu o mesmo caminho. Roberto Cavalli, o homem que veste celebridades como Madonna, Jennifer Lopez, com faturamento de cerca de 350 milhões de euros por ano, encomendou um barco de 41 metros. Construído pelo estaleiro Baglietto, um dos mais tradicionais da Itália, ele foi desenhado pelo italiano Tommaso Spadolini e o seu interior ganhou a assinatura do Studio Gagliardi de Florença. Quem entende do riscado aprova o resultado. ?A tinta usada no casco cria uma ilusão de ótica?, diz Luiz de Basto, famoso designer de barcos nos Estados Unidos. ?De acordo com a luz do sol, o barco ganha tonalidades que variam entre o violeta e o laranja?. O iate tem um valor estimado de 15 milhões de euros. Mas como o sol nasce para todos, não apenas para as celebridades, há uma forma de navegar em um desses barcos pelo menos por uma semana. No site da empresa Inter Yacht Charter (www.interyachtcharter.com) vê-se o Mariù de Armani como uma das jóias da coroa para alugar. Preço: US$ 199.750,00 por semana