Nos últimos anos, os brasileiros assistiram a uma agressiva consolidação de grupos varejistas, com a criação de novos líderes e a diversificação dos setores em que atuam. O movimento começou no setor de alimentos, com o avanço do Grupo Pão de Açúcar e estendeu-se por mercados como o de farmácias, com a união de redes concorrentes. Os negócios arrefeceram, mas, apesar da recente calmaria, ainda há espaço para mais fusões e aquisições, segundo o Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar).

De acordo com o ranking Ibevar das 120 maiores empresas de varejo do País, divulgado nesta semana, o que sustentaria novas transações é a diferença de porte entre as empresas que atuam no setor. No ano passado, base do levantamento do instituto, o faturamento do Grupo Pão de Açúcar, primeiro colocado da lista, foi de R$ 64,4 bilhões. O montante é dez vezes maior que o da Raia Drogasil, na décima posição. “Isso mostra que há espaço para a formação de outros grandes grupos”, afirma o Ibevar.

O estudo destaca, ainda, que apenas sete grupos, entre os 120 maiores varejistas do País, operam uma rede de mais de 1 mil lojas. Mesmo entre as dez maiores empresas da lista, apenas superavam essa marca em 2013: o Pão de Açúcar, com 1.999 lojas, Máquina de Vendas, com 1.057; e O Boticário, com 3.755 unidades. A abrangência geográfica também é um argumento. Somente nove grupos contam com unidades em todos os estados.

Os 120 maiores varejistas faturaram, no ano passado, R$ 379,3 bilhões. Metade desse valor está concentrada nos dez maiores grupos. Um indício da pulverização e das oportunidades de fusão do setor, porém, é dado pela redução no ritmo de concentração de faturamento, a partir das posições seguintes. Do 11º ao 20º lugar, a concentração sobe apenas 13 pontos percentuais, acumulando 64% do faturamento das 120 maiores.

Além disso, o Ibevar detectou uma ligeira desconcentração nas primeiras posições. Os cinco maiores grupos responderam por 40% da receita em 2013, menos que os 42% do ano anterior. Outro indício da desconcentração é que cresceu o número de varejistas que romperam a barreira de R$ 1 bilhão de faturamento. Em 2012, o clube do bilhão reunia 72 companhias. No ano passado, subiu para 82.

Confira as dez maiores varejistas do Brasil, com base no faturamento de 2013:

1º – Pão de Açúcar: R$ 64,4 bilhões

2º – Carrefour: R$ 34,01 bilhões

3º – Walmart: R$ 28,5 bilhões

4º – Lojas Americanas: R$ 15,4 bilhões

5º – Cencosud: R$ 9,8 bilhões

6º – Magazine Luiza: R$ 9,7 bilhões

7º – Máquina de Vendas: R$ 9,1 bilhões

8º – O Boticário: R$ 8 bilhões

9º – Makro: R$ 7,4 bilhões

10º – Raia Drograsil: R$ 6,5 bilhões