18/12/2014 - 11:00
A Bovespa abriu a sessão em alta, e logo registrou máxima, alinhada com os ganhos das bolsas internacionais. O avanço da bolsa é conduzido pelo desempenho positivo do papéis da Petrobras, Vale e bancos. Ibovespa em alta de 1,36%, aos 49.376,21 pontos, após a abertura. No horário citado acima, Petrobras On (5,53%), Petrobras PN (5,18%), Vale On (1,12%), Vale PNA (1,71%), Banco do Brasil (3,45%), Bradesco PN (2,72%) e Itaú Unibanco (2,23%).
Entre as siderúrgicas, as ações preferenciais da Gerdau PN subiam 3,56%. O Bank of America Merrill Lynch (Bofa) disse que elevou a recomendação da companhia para compra, por considerar que o preço atual da ação está desconectado dos seus fundamentos. (Leia nota publicada às 10h15)
O secretário do Tesouro, Arno Augustin, participa de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento nesta manhã. Ele disse que, em função de circunstâncias, o governo optou por enviar ao Congresso a mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e que não há consequência fiscal negativa de um superávit menor, de R$ 10 bilhões.
As bolsas europeias operam em alta, impulsionadas pela recuperação do petróleo, dados positivos da Alemanha e Reino Unido e a declaração do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de que terá paciência para decidir o momento de começar a elevar os juros básicos nos EUA. Perto das 10h30, a bolsa de Paris subia 2,56%, Frankfurt tinha elevação de 2,14% e, em Londres, sobe 1,10%.
O ministro do petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi, culpou a volatilidade do preço do petróleo aos especuladores e disse hoje que a recente queda de preços da commodity como “temporária”, prevendo que a demanda vai melhorar. Em uma entrevista à agência Saudi Press, al-Naimi reiterou sua posição de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) não vai cortar a produção.
Mais cedo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que a recuperação da economia russa “é inevitável” e que, no pior dos casos, o país voltará a crescer em 2017. O país vem sendo fortemente afetado pelo recuo recente dos preços do petróleo.
Em Nova York, os índices futuros também avançam, o S&P 500 Futuro subia 1,1%, o Nasdaq avançava 1,3% e o Dow Jones tinha 1,1%, contagiados pelo bom humor dos investidores na Europa.