Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice da bolsa brasileira caiu forte nesta terça-feira, acompanhando Wall Street com temores de um aperto monetário mais agressivo pelo banco central norte-americano e diante de perspectivas de novas sanções à Rússia.

O setor financeiro e Vale foram destaques de baixa. Telefônica Brasil e Multiplan ficaram como principais contribuições positivas.

O Ibovespa caiu 1,97%, a 118.885,15 pontos, a maior queda desde 7 de março. O volume financeiro da sessão foi de 28,3 bilhões de reais.

“Alguns comentários hoje sobre aperto monetário nos Estados Unidos acabaram precipitando baixa nas ações, enquanto investidores aguardam as atas (de reunião de política monetária) do Fed amanhã e do Banco Central Europeu na quinta-feira”, disse Régis Chinchila, analista da Terra Investimentos.

A diretora do Federal Reserve (Fed) Lael Brainard afirmou que espera altas metódicas dos juros e reduções rápidas no balanço da instituição para levar a política monetária a uma “posição mais neutra” neste ano, com mais aperto na sequência se necessário.

A afirmação impactou negativamente os mercados de ações norte-americanos, especialmente ações classificadas como “de crescimento”, que são mais sensíveis às taxas de juros, como de empresas de tecnologia. O Nasdaq Composite caiu 2,3%. Os principais contratos de juros futuros no Brasil avançaram e elevaram pressão sobre esses mesmos segmentos, mas internamente.

No que tange à guerra, a cautela preponderou à medida que os EUA e seus aliados irão impor uma nova rodada de sanções relacionadas à Rússia na quarta-feira. As medidas incluem proibição de novos investimentos no país, afirmou uma fonte à Reuters. Paralelamente, a Comissão Europeia propôs novas medidas a serem tomadas pelo bloco, que incluem banimento da importação de carvão.

DESTAQUES

– PETROBRAS PN caiu 1% e ON perdeu 0,1%, depois de subirem mais cedo. Petróleo Brent fechou 0,8% no negativo. Após Adriano Pires desistir de ocupar a presidência da estatal, cargo ao qual foi indicado pelo governo, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, surgiu como um forte candidato, disse uma fonte do governo à Reuters.

– VALE ON caiu 2,9%, enquanto siderúrgicas também cederam, com o mercado chinês fechado por conta do feriado, o que afeta a negociação de commodities como o minério de ferro.

– ITAÚ UNIBANCO PN apontou decréscimo de 2%, BRADESCO PN perdeu 2,8% e BTG PACTUAL UNIT recuou 3,9%. Ainda no setor financeiro, B3 ON desvalorizou-se 1,9%.

– MULTIPLAN ON aumentou 2,1%, após as vendas totais dos shoppings administrados pela companhia em março virem 20,6% maiores do que no mesmo mês de 2019, atingindo 1,4 bilhão de reais, novo recorde de vendas para o mês.

– INTER UNIT teve queda de 8,9% e LOCAWEB ON recuou 6,7%, em meio à queda de empresas com atividades ligadas à tecnologia.

– MINERVA ON cresceu 1,3%, quinta alta seguida, e estendendo ganhos da véspera após analistas do BTG Pactual elevarem a recomendação para a ação de “neutra” para “compra”.

– 3R PETROLEUM ON teve valorização de 1,5%. A empresa informou que o Polo Potiguar obteve a certificação de 229,3 milhões de barris de óleo equivalente (boe) em reservas provadas e prováveis (2P).

– MARCOPOLO PN, que não está no Ibovespa, caiu 4,9%. O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão da compra de ônibus escolares pelo governo federal, prevista para esta terça-feira, depois da revelação de suspeita de sobrepreço no edital.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3414S-BASEIMAGE