SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira, pressionado pela queda da Petrobras, após sessão volátil, com redução dos preços de combustíveis e expectativas para o resultado da petrolífera, particularmente anúncio sobre dividendos.

As ações da mineradora Vale atenuaram as perdas do índice.

+Dólar à vista fecha em alta de 0,36%, a R$5,2257; no mês moeda norte-americana sobe 2,95%

Discussões e notícias envolvendo a reoneração dos combustíveis continuaram ocupando as atenções na bolsa paulista, que, no entanto, fechou durante o detalhamento das medidas decididas em reuniões envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e o titular da Petrobras.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,47%, a 105.217,49 pontos, de acordo com dados preliminares, tendo alcançado 105.055,81 pontos na mínima e 106.793,71 pontos na máxima do dia. O volume financeiro somava 21,6 bilhões de reais.

Em fevereiro, o Ibovespa acumulou queda de 7,24%, em parte pela saída de estrangeiros na esteira de reavaliações sobre o ciclo de alta dos juros nos Estados Unidos, mas também por preocupações locais envolvendo a relação entre governo e Banco Central e as metas de inflação, entre outros fatores.

 

(Por Paula Arend Laier)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ1R0V5-BASEIMAGE