SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, encerrando uma série de cinco pregões de alta, com as ações da Cosan entre as maiores baixas após anunciar compra de participação na Vale, que também perdeu o fôlego após a notícia.

Wall Street endossou o ajuste na bolsa paulista, mais uma vez fechando em baixa, com dados de emprego corroborando as apostas de que o Federal Reserve seguirá com a campanha de aumento da taxa de juros que muitos investidores temem que leve a economia dos Estados Unidos a uma recessão.

Dólar à vista sobe 0,07% no dia, a R$5,214 na venda, mas perde 3,34% na semana

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,15%, a 116.212,87 pontos, de acordo com dados preliminares, após encostar nos 118 mil pontos na máxima do pregão. O volume financeiro somava 30,5 bilhões de reais.

Na semana, o Ibovespa valorizou-se 5,6%, em desempenho que reflete principalmente a alta de 5,5% na segunda-feira, quando reagiu ao resultado do primeiro turno das eleições no Brasil, com disputa mais apertada do que o esperado na corrida presidencial e uma composição de centro-direita no Congresso.

O mercado encerrou o dia na expectativa da primeira pesquisa Datafolha para o segundo turno. Durante a semana, pesquisas Ipec, Genial/Quaest e PoderData voltaram a apontar favoritismo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) para o segundo turno, marcado para o dia 30.

 

(Por Paula Arend Laier)