Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa subiu nesta quarta-feira, com desempenho mais modesto do que em Wall Street, ainda surfando na reação positiva aos desenrolares da PEC da Transição que levaram à forte valorização do índice no início da semana.

Petrobras e Vale puxaram o índice, em meio aos avanços dos preços do minério de ferro e do petróleo. A resseguradora IRB foi destaque com alta de quase 25% após divulgar lucro mensal em outubro. Na ponta negativa, Localiza foi a maior influência.

+Dólar tem estabilidade com mercado à espera da conclusão da tramitação da PEC

O Ibovespa subiu 0,53%, a 107.433,14 pontos, na terceira alta seguida. Na máxima, o índice foi a 107.991,07 pontos e, na mínima, caiu a 106.065,73 pontos. O volume financeiro somou 26,6 bilhões de reais, ante média diária em dezembro até dia 20 de 30,1 de bilhões de reais.

“Teve um pouco mais de volatilidade no começo da sessão, mas ao longo do dia o mercado ficou até estável, com alta ao redor de 0,3%, por um bom tempo”, disse Luciano França, sócio-fundador da Avantgarde Asset Management.

A PEC da Transição, que expande o teto de gastos por um ano para pagamento do Bolsa Família, entre outros pontos, foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados, enquanto o texto-base também já teve aval dos deputados em segundo turno.

A duração do texto caiu de dois para um ano na véspera, o que animou agentes financeiros, que já projetavam uma PEC mais desidratada em seu impacto fiscal após decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) nos últimos dias chacoalharem o tabuleiro político em Brasília.

O texto, após conclusão da votação na Câmara, ainda terá que voltar ao Senado, e quinta-feira é o último dia de trabalho no Congresso antes do recesso. O mercado acompanha a tramitação e a expectativa geral é de que a análise seja concluída antes da pausa de final de ano.

“Temos que esperar como isso se desenha nas votações para, de fato, ter as coisas consolidadas e o cenário fiscal desenhado para 2023”, acrescentou França.

O dia também foi de novas nomeações do futuro governo. Aloizio Mercadante, que comandará o BNDES, anunciou nomes que ocuparão diretorias do banco de fomento, incluindo Alexandre Abreu, ex-presidente do banco Original, parte do grupo J&F, da família Batista, para a diretoria Financeira, e o ex-ministro Nelson Barbosa para a diretoria de Planejamento.

Os índices em Nova York endossaram pregão positivo localmente, na esteira de números positivos da Nike e do FedEx, assim como dados de confiança do consumidor e certo alívio nas expectativas de inflação. O S&P 500 avançou 1,5%.

 

DESTAQUES

– IRB BRASIL ON disparou 24,69%, a 1,01 real, após a empresa ter lucro líquido de 6,4 milhões de reais em outubro, revertendo prejuízo de 84,8 milhões um ano antes. O resultado veio na sequência de uma tendência de perdas mensais e trimestrais recentemente. “Embora os resultados ainda sejam fracos, o desempenho no mês fornece um espaço adicional para a suficiência de capital do IRB, a qual continua a ser uma das principais preocupações dos investidores”, escreveram analistas do Citi.

– VALE ON exibiu alta de 0,57%, a 86,24 reais, após os contratos futuros de minério de ferro se valorizarem na Ásia, uma vez que a endividada incorporadora China Evergrande retomou alguns projetos, dando alívio a um mercado preocupado com a demanda no país asiático. O contrato mais líquido para maio em Dalian encerrou as negociações diurnas em alta de 3,6%.

– SULAMÉRICA UNIT avançou 6,33%, a 21,86 reais, e REDE D’OR ON teve alta de 4,48%, a 28,70 reais, após dizerem na noite da véspera que seus conselhos de administração autorizaram a consumação da combinação de negócios entre as companhias. A agência reguladora ANS deu o aval que faltava à operação mais cedo nesta semana.

– PETROBRAS PN teve alta de 2,17%, a 23,57 reais, diante de avanço de 2,8% do petróleo Brent no exterior após os estoques nos Estados Unidos caírem mais do que o esperado. A estratégia a ser adotada pelo novo governo no que tange à estatal também segue no radar dos investidores. 3R PETROLEUM ON ganhou 1,77%, a 33,29 reais, enquanto PRIO ON cedeu 0,64%, a 35,63 reais.

– MAGAZINE LUIZA ON caiu 7,45%, a 2,62 reais, após acumular alta na segunda e terça-feira de 19%. AMERICANAS ON subiu 0,68%, a 8,82 reais, e VIA ON teve ganho de 1,63%, a 2,50 reais.

– AZUL PN subiu 2,67%, a 10,78 reais, e GOL PN avançou 2,59%, a 7,14 reais. Ambas as ações alcançaram a terceira alta diária seguida, ainda que mantenham queda no mês. O presidente Jair Bolsonaro editou Medida Provisória (MP) que reduz a zero as alíquotas referentes ao PIS/Pasep e ao Cofins incidentes sobre receitas de atividade de transporte aéreo regular entre 2023 e o final de 2026, em medida que, segundo o Itaú BBA, é positiva para ambas as companhias.

– ITAÚ UNIBANCO PN teve variação positiva de 0,41%, a 24,75 reais, enquanto BRADESCO PN valorizou 0,82%, a 14,83 reais.