Os cientistas temem que um iceberg do tamanho da Grande Londres possa em breve atingir a navegação, a pesca e a vida selvagem.

Atualmente, os pesquisadores estão rastreando dois grandes icebergs , um chamado A81 – do tamanho de Londres – e outro A76a, que é ainda maior. Duaz vezes o tamanho da cidade de São Paulo, este último foi comparado a uma tábua de passar roupas devido ao seu formato.

+ Iceberg gigante se desprende das proximidades da base britânica na Antártica

Longo e fino, o iceberg A76a mede mais de 3.000 quilômetros quadrados, com uma equipe de pesquisa rastreando-o a bordo do Royal Research Ship Discovery. Ao inspecioná-lo enquanto viajava do Mar de Weddell, na Antártica, para o Atlântico Sul, um oceanógrafo biológico lembra que levou “24 horas” para atravessá-lo no caminho de volta para casa.

“Ele estava diretamente em nosso caminho quando voltávamos para casa, então levamos 24 horas para contorná-lo”, disse o professor Geraint Tarling à BBC News.

“Chegamos bem perto em alguns lugares e tivemos uma visão muito boa dele. Coletamos água ao redor do iceberg usando canos especiais não contaminados sob o navio, então temos muitas amostras para estudar.”

O iceberg A76a se originou da plataforma de gelo Filchner-Ronne em maio de 2021, tendo começado mais ao sul de sua posição atual. Indo para o norte, ele agora está sendo levado por correntes e ventos em direção às Malvinas e à Geórgia do Sul, gerando preocupação de que possa se alojar nas águas rasas da plataforma continental.

É igualmente possível que o iceberg fique preso dentro de uma coleção de ilhotas próximas conhecidas como Shag Rocks, qualquer um dos quais cenários poderia causar estragos na vida selvagem local e nas pessoas.

Os icebergs podem rolar e perder suas camadas de neve, principalmente quando caem no mar de massas maiores, tornando-os menos visíveis aos navios.

No entanto, a Patrulha Internacional do Gelo foi criada em 1914 após a perda do RMS Titanic em abril de 1912, com a tarefa de rastrear icebergs. Os relatórios são transmitidos duas vezes por dia para os navios, com gráficos de computador contínuos registrados de sua localização.

Como explica o Dr. Mark Belchier, diretor de pesca e meio ambiente do governo da Geórgia do Sul e das Ilhas Sandwich do Sul, isso poderia ter um impacto em icebergs menores na área.

“Apesar da época turística estar a terminar, as nossas pescarias funcionam durante os meses de inverno pelo que pode ter impacto nas suas operações.

“Ele tem o potencial de causar problemas localizados para alguns de nossos animais selvagens, embora seja provável que seja menos problemático se for interrompido durante o inverno, quando a maioria dos animais pode se alimentar em distâncias maiores e não precisa voltar para a terra para alimentam os filhotes – ou se mudaram completamente da ilha”, disse o professor Belchier à BBC News .

A81 se desprendeu da plataforma de gelo Brunt em janeiro. Tendo desafiado as previsões dos cientistas, esperava-se que este iceberg se quebrasse há vários anos.

De acordo com o British Antarctic Survey, o iceberg A81 do tamanho de Londres não está ligado à crise climática. A segunda massa a se desprender da plataforma de gelo Brunt em dois anos, foi descrita como “a plataforma de gelo mais monitorada da Terra”.

Grandes icebergs podem pesar até um trilhão de toneladas, com o A23a atualmente ocupando o primeiro lugar como o maior iceberg do mundo. Medindo 4.000 quilômetros quadrados de área, originou-se da plataforma de gelo Filchner-Ronne em 1986. Agora uma “ilha de gelo”, alojou-se no centro-sul do Mar de Weddell.