29/05/2025 - 7:00
Apesar de grandes marcas ainda olharem para perfis de celebridades que somam milhões de seguidores, os influenciadores menores e com um grau de autenticidade maior tem ganhado protagonismo no mercado de publicidade, segundo a CEO da iD\TBWA, Camila Costa.
+Por que a atenção virou um bem ainda mais disputado do mercado, segundo Hugo Rodrigues, da WMcCann
Ao Dinheiro Entrevista, a executiva da iD\TBWA analisa que a tendência de crescimento dos chamados micro e nanoinfluenciadores é ‘muito forte’ e que os consumidores os consideram confiáveis e ‘gente da gente’.
“Tem um movimento, que não é só do Brasil, mas que aqui é muito forte, que não são só os criadores super celebridades, mas o quanto no Brasil os micro e nanoinfluenciadores, aqueles com pouca audiência, estão se tornando cada vez mais relevantes. ‘Ah, mas eles tem poucos seguidores’. Sim! Mas eles são encarados como gente da gente, gente que mora no meu bairro, gente que é da minha família”, explica.
“As marcas estão aprendendo a trabalhar com esses micro e nano influenciadores, que apesar de terem poucos seguidores tem um poder de influência muito forte. Por causa disso, da autenticidade. Porque se eles estão falando de um produto, se eles estão recomendando, se eles estão mostrando que compraram, fazem um unboxing, a rede deles, por menor que seja, vê verdade ali”, completa.
Nesse contexto, Camila Costa aponta que essa tendência ainda não concentra o maior volume de investimento, mas se destaca pelo “poder do engajamento”.
Quando uma campanha se torna ‘de sucesso’?
Segundo Camila Costa, os louros dados por colegas e as premiações não são suficientes para considerar que uma campanha publicitária é ‘de sucesso’. A CEO defende que o impacto e o awareness gerados pela campanha devem ser relevantes e atingirem o grande público.
“Para uma campanha ser de sucesso ela precisa ser relevante no ‘living room’, entre os amigos, na família, as pessoas precisam comentar, é um dos índices que a campanha é sucesso, quando você vê o buchicho acontecendo”, comenta.
“Também [precisa ser comentada] no board room [referência à salas de conselho de administração de empresas], se é efetivo para o negócio, o cliente está feliz porque aquilo gerou resultado de negócio, então essa também é uma outra forma de olhar para tudo que fazemos”, completa.
Por fim, cita que o terceiro ambiente em que a campanha deve fazer barulho é com o júri – citando as eventuais premiações que ocorrem no mercado de publicidade.
A iD\TBWA, liderada por Camila, já conquistou prêmios como o Effie em 2022, com a campanha ‘Claro Gaming: O Jogo Virou’, para a Claro. o prêmio Lusófonos da Criatividade 2023, com ouro na categoria Influência Digital e Prata em Branded Content com projeto para a Philips Avent.
iD\TBWA conquista conta da Shell
A aquisição de cliente mais recente da empresa foi da Shell, na qual a agência de publicidade passou por um ‘processo classificatório rigoroso’, segundo Camila. Com isso, a agência passou a liderar a comunicação dos produtos de mobilidade e Shell Box, além da plataforma Clube Irmão Caminhoneiro.
A iD\TBWA integra a TBWA\Worldwide, uma das maiores agências do mundo, parte do grupo Omnicom. A operação brasileira foi fundada em meados de 2007 e sediada em São Paulo. Camila Costa lidera a operação brasileira há 10 anos.
Já globalmente, a TBWA\Worldwide é uma rede internacional de agências de publicidade fundada em 1970 em Paris, França, e atualmente sediada em Nova York, EUA, com mais de 11 mil profissionais em mais de 100 escritórios distribuídos por 95 países.
No Brasil, a iD\TBWA atende clientes como Allianz, Audi, Banco BV, Claro, Bluefit, Novo Nordisk e Embratel.