10/10/2025 - 14:59
O iFood anunciou o lançamento de uma nova assistente de inteligência artificial (IA) generativa que permite ao consumidor fazer pedidos por meio de conversas de WhatsApp, com uma agilidade 33% maior do que pelo aplicativo tradicional.
Ainda em fase de teses, o assistente virtual batizado de Ailo é capaz de recomendar sugestões de restaurantes para os usúarios e decifrar desejeos subjetivos dos consumidores. Por exemplo, já é possível dizer “quero um jantar romântico hoje” ou “gostaria de uma comida leve que chegue em até 30 minutos” e receber opções adequadas.
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Segundo a plataforma, o novo meio de fazer pedidos através de conversas no WhatsApp tem uma agilidade maior do que pelo aplicativo tradicional. a expectativa da empresa é que ela seja capaz de melhorar a experiência do consumidor, oferecendo opções de acessibilidade, ao permitir que as compras sejam feitas utilizando as funções do aplicativo de mensagens, como voz e texto.
Desde o início dos testes, em junho de 2025, mais de 70 mil pessoas já interagiram com o assistente, registrando 100 mil conversas e apresentando resultados como aumento de 48% nas conversões de busca.
De acordo com o iFood conforme os usuários vão realizando mais interações o assistente se torna progressivamente mais inteligente.
Como funciona a IA do Ifood?
A base tecnológica do Ailo integra modelos de inteligência artificial da Anthropic, OpenAI e AWS, combinados ao Large Commerce Model (LCM), desenvolvido em parceria com a Prosus.
O LCM é treinado com bilhões de interações de consumo e permite entender intenções e hábitos dos usuários, oferecendo recomendações personalizadas.
O iFood pretende expandir os testes ao longo dos próximos 12 meses, consolidando o Ailo como parte central da sua estratégia de conveniência e personalização.
Como participar dos testes?
Para participar dos testes do Ailo, os usuários podem enviar uma mensagem de “Oi” para o WhatsApp no número +55 11 91150-4025, além de ter um perfil no iFood.

Novo modelo de IA para anuncios
Paralelamente ao lançamento do Ailo, o iFood também anunciou a chegada de mais um novo modelo de inteligência artificial de grande escala (LCM, na sigla em inglês), capaz de oferecer sugestões e anúncios mais personalizados, que ajudam a aumentar as taxas de conversão das sugestões em vendas na plataforma.
Cerca de 60 vezes mais barata de operar do que outros modelos de IA generativa, a nova tecnologia já mostrou que suas sugestões rendem até 66% mais cliques dos usuários do que aquelas feitas sem a ferramenta.
O modelo de inteligência artificial consegue identificar, por meio de uma ampla base de dados, hábitos, rotinas e até o quanto o consumidor está disposto a pagar por determinados produtos em diferentes momentos.

A diferença para um sistema tradicional de inteligência artificial generativa (LLM), é que o iFood consegue dar um enfoque específico para o comércio, incluindo na base de dados generalista informações geradas nas interações dos 500 milhões de usuários dos negócios da Prosus.
Um restaurante de frutos do mar poderia oferecer uma sugestão a um cliente acostumado a comer peixes às sextas-feiras, por exemplo. Ou até mesmo incentivar um consumidor com hábito de comer carnes no mesmo dia a tentar uma opção alternativa.
Dos 60 milhões de usuários do iFood, 20 milhões já estão “perfilados” nesse modelo de IA. Nos resultados iniciais a empresa percebeu que a taxa de conversão das sugestões “você também pode gostar disso” cresceu 66%, e em categorias como farmácia, as buscas aumentaram 4,6%.
Notificações personalizadas, impulsionadas pelo LCM, foram enviadas a 8 milhões de usuários e resultaram em um aumento de quatro vezes nos pedidos, superando recordes anteriores da empresa.
O LCM foi desenvolvido para ser agnóstico e escalável, ou seja, pode ser utilizado em diferentes negócios e ampliado, com potencial de agir sobre todos os negócios da Prosus. Isso significa que cada progresso feito com o iFood pode ser aplicado em outras marcas do grupo, como Decolar, Sympla e OLX.
A companhia afirma que essa tecnologia foi treinada com dados anonimizados e criada desde o início para respeitar a privacidade dos usuários.